Começou na manhã de hoje, 2 de abril, a 8ª edição do Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Pará, realizado pela FETAGRI-PA. Cerca de 300 delegados e delegadas estarão reunidos até quinta-feira, discutindo e aprovando as diretrizes para a futura gestão. A abertura contou com a participação de parlamentares, representantes do governo federal e da Central Única de Trabalhadores (CUT). Representando a CONTAG estiveram presentes o presidente Alberto Broch e a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Carmen Foro.
Já na abertura, foram expostos os grandes desafios na luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Pará, que precisam enfrentar o momento político atual com um governo que não dialoga com eles, o grande latifúndio e o agronegócio.
Alberto Broch, em sua fala na abertura, reconheceu a importância do Pará no cenário nacional e a contribuição da FETAGRI-PA para a consolidação da data-base da categoria rural com o Grito da Terra Pará. Ele lembrou ainda dos desafios e colocou a CONTAG a disposição dos trabalhadores e trabalhadoras rurais paraenses.
É importante destacar que este Congresso conta com 53% de participação de mulheres. Entre os temas que serão votados na tarde de amanhã está a paridade de gênero. Carmen Foro acompanhará a votação. “Para nós, é importante termos um Congresso com essa porcentagem de mulheres. A expectativa da aprovação da paridade é grande. Se aprovada, a FETAGRI-PA será a primeira federação a adotar a paridade após o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG”, afirmou. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila