Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARÁ
FETAGRI-PA realiza seu último Conselho Deliberativo de 2019
WhatsApp

19 de Dezembro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
pará

“Saímos do Conselho com importantes encaminhamentos e compromissos...”

De 18 a 19 de dezembro, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Pará (FEATAGRI-PA) realizou em Belém, o seu último Conselho Deliberativo de 2019, com a participação de 150 delegados(as), tendo como tema os Desafios do Movimento Sindical para 2020 diante do atual cenário político estadual e nacional.

O Conselho foi oficialmente aberto com uma análise de conjuntura política, tendo entre os focos, as Eleições 2020 e o papel do Movimento Sindical para organizar e fortalecer candidaturas de vereadores(as), vice-prefeitos(as) e prefeitos que tenham compromisso em defender os interesses das mulheres e homens do campo paraense, e as Propostas de Emenda Constitucional (PEC) e Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional referente aos rurais. Contribuíram com a análise o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Agusto Silva (Guto), a secretária Geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Nacional), Carmem Foro e o deputado Federale, Airton Faleiro (PT/PA). Logo em seguida foi lançado o 4º Festival Nacional da Juventude Rural.

Outro tema que entrou na pauta foi o papel do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para implementar o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Ainda sobre o tema fundiário, a promotora Agrária Eliane Moreira falou sobre os conflitos por terra no Pará e a Medida Provisória MP 910 e os decretos 10.156 e 10.166 que tratam da regularização fundiária no país. Entre as mudanças propostas pela MP está a ampliação em quase quatro vezes do tamanho das propriedades que podem ser regularizadas com base na declaração do ocupante da terra da União, sem necessidade de vistoria das autoridades no local. Ao final, a promotora orientou a FETAGRI-PA e os Sindicatos presentes sobre estratégias que podem ajudar no acesso e organização da terra.

“Para nós da Amazônia, a MP 910 e os decretos 10.156 e 10.166 deixam claro a estratégia do governo federal de tentar acabar historicamente as conquistas da CONTAG e de vários movimentos sociais referentes a reforma agrária e o assentamento de milhares de famílias do Norte e de todo o Brasil”, pontuou o secretário de Formação e Organização da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

Os delegados(as) presentes também propuseram a criação de uma Secretaria Estadual da Agricultura Familiar tendo como foco a criação e implementação de programas e políticas públicas específicas para a categoria rural.

Neste último dia (19 de novembro) do Conselho foi aprovada a previsão orçamentária da FETAGRI-PA para 2020 e divulgados informes das Secretarias da Federação.

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Paralelo ao Conselho, a Federação também organizou uma Feira da Agricultura Familiar, com várias experiências de produções agroecológicas do Pará.

“Saímos do Conselho com importantes encaminhamentos e compromissos. Entre eles estão a realização do Grito da Amazônia, a mobilização rumo ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural e à 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade, entre outras ações que serão desenvolvidas por nossas Secretarias”, destaca a presidenta da FETAGRI-PA, Ângela de Jesus.

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico