O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Elton Weber, esteve em audiência ontem (29) com o secretário nacional de Política Agrícola, Edílson Guimarães, ocasião em que foi anunciada a criação de um seguro-agrícola para a lavoura tritícola safra 2007, com subsídio de 60% do prêmio. "A exemplo de outras culturas, a partir da próxima safra, o agricultor passa a ter segurança quanto a eventuais perdas ocorridas por fenômenos climáticos", observa Weber. Ainda foi confirmada a garantia de que o preço mínimo do trigo fica mantido em R$ 24,00.
Em relação ao zoneamento agrícola, que preocupa a Fetag, o secretário informou que no dia 14 de abril virá a Porto Alegre um técnico do Ministério da Agricultura para discutir com entidades a questão, tanto para a soja como para novas culturas, entre elas a mamona, o girassol e a canola.
Já no Ministério do Desenvolvimento Agrário, o próprio ministro Guilherme Cassel avisou que continua na pasta. Weber considerou positivo e aproveitou a oportunidade para apresentar alguns projetos na áreas de biodiesel e apoio à execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário ? PNCF, através de uma equipe técnica para assessoria na elaboração e no monitoramento das propostas de aquisição de terra. "Queremos um maior envolvimento dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais no processo de elaboração das propostas e no fluxo das mesmas até sua devida contratação", justificou.
Mais informações: Elton Weber ? (51-9978-0402) FONTE: Assessoria de Comunicação / Fetag-RS