O secretário nacional de Reordenamento Agrário, Ademar de Almeida, participou nesta terça-feira (11), da Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária da Fetag/RS. Na reunião, será apresentada a previsão orçamentária e o planejamento de atividades para 2008. Almeida deve assinar um convênio entre a Fetag/RS e o Ministério do Desenvolvimento Agrário para apoiar a execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A expectativa da Fetag é organizar, monitorar e capacitar os assentados e assentadas no Rio Grande do Sul.
Segundo Josiane Einloft, primeira secretária e coordenadora de Jovens da Fetag/RS, o convênio possibilitará aos agricultores e agricultoras um apoio mais qualificado na organização das propriedades quanto à estrutura e ao projeto produtivo. Isso ocorrerá por meio do maior envolvimento das entidades no município e o acesso às políticas complementares. "Somente em 2007, foram assentadas cerca de 3.000 famílias, sendo que a maioria é jovem, ou seja, com até 32 anos de idade, e necessitam de acompanhamento. O programa permite que a juventude rural viabilize o seu projeto de vida através do acesso a terra", conta Josiane.
O secretário também vai participar da reunião da Comissão Agrária da Fetag/RS, que discutirá o andamento do PNCF no estado, o trâmite dos projetos de financiamento do Pronaf "A" e o Programa de Revitalização dos Assentamentos do Banco da Terra. Além da participação de lideranças sindicais da Fetag/RS, estarão presentes representantes da Emater, da Unidade Técnica Estadual, do Banco do Brasil e o coordenador do Programa de Revitalização dos Assentamentos do Banco da Terra da SRA/MDA, Francisco Urbano.
Na quarta-feira (12), às 9h30, haverá visitas à propriedade de Marconi Messer (Linha Major Bandeira), que produz suínos e leite, e de Sérgio Rickes (Linha Languiru), que se dedica à olericultura orgânica. Os empreendimentos estão localizados no município de Teutônia, que se caracteriza por pequenas propriedades.
Informações: Josiane Einloft, 1ª secretária e coord. de Jovens - (51) 9314 5720Luiz Fernando Boaz, ass. imprensa - (51) 9314 5799