Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES
FETAG-RS debate inserção da mulher na agricultura familiar
WhatsApp

19 de Agosto de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
mulheres

A FETAG-RS, através da Comissão Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais (CEMTR), iniciou hoje (19) o 8º Encontro Estadual das Mulheres Dirigentes Sindicais, que tem com tema A Inserção da Mulher na Agricultura Familiar. O auditório da Federação recebeu mais de 400 pessoas, que vieram das 23 Regionais Sindicais espalhadas por todo o Estado. Logo após a composição da mesa, uma bela mística foi realizada pelas dirigentes, a qual destacou objetos relacionados ao movimento sindical, como bandeiras e outros materiais, além de simbologias alusivas à alimentação, culminando com a pesca de um pedaço de pão. O evento se estende até amanhã.

A coordenadora de Mulheres da Fetag, Inque Schneider, ao dar as boas-vindas e parabenizar as dirigentes por estarem ali participando, graças a sua própria luta de conquistar o espaço dentro do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Mesmo assim, ela disse que dos 352 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados, havia 212 STR's presentes. “Precisamos e buscaremos os demais para estarem aqui no próximo. Eu me sinto emocionada neste momento e reitero o agradecimento a todas. Esse evento, com certeza, ficará marcado na história do movimento sindical”, projeta.

O presidente em exercício da CTB-RS, Sérgio de Miranda, também tesoureiro-geral da Fetag, lembrou que a Central é a única entidade que tem em seu nome a palavra trabalhadora. Isso, segundo Miranda, é para não deixar dúvida perante a sociedade a preocupação em organizar o conjunto da categoria. “Homens e mulheres construindo uma sociedade mais justa e igualitária. Parabéns pela história de lutas que é muita rica e bem apresentada nesta mística, que teve a distribuição de pães, a qual bem retrata a partilha”, disse.

Já a secretária de Mulheres da CTB-RS, Lenir Piloneto Fanton, presidente do STR de Vanini, ressaltou o fato da mulher ser a protagonista não só em suas entidades, mas como na propriedade e no dia a dia como um todo. “Ver esse auditório lotado nos enche de alegria e faz com que se dê um parabéns especial ao conjunto do MSTTR e a CTB, que também luta por mais conquistas à categoria dos rurais e urbanos. E que todas nós possamos ter a sensibilidade e orgulho de dizer que somos filhas de agricultores”, pondera.

O diretor Executivo na Central Sicredi Sul, Gerson Seefeld, disse que 2014 é um ano significativo para a agricultura familiar. O cooperativismo e associativismo são irmãos e, portanto, fazem parte de uma mesma família buscando os mesmos ideais. Neste particular, contou que o Sicredi tem 1,5 milhão de associados no RS, sendo que mais de 37% são mulheres. “O Sicredi e os STR's estão juntos em busca de melhorias no dia a dia em favor de seus associados”, destacou.

“As mulheres, nos últimos anos, estão ultrapassando barreiras a cada dia e caminhando a passos largos e de igual para igual com os homens numa sociedade que todos queremos”, enfatizou o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva. O dirigente acredita que seja importante dividir as tarefas e construir de forma conjunta, o que acontece de maneira mais rápida, fácil e produtiva. “Vamos seguir nesse trabalho, pois todos querem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Unidos conseguiremos muito mais”, completou. No final da manhã houve uma palestra musical com a professora Patricia Hauns Kolling.

Palestras

Na parte da tarde, às 13h30min, está programada a palestra Agroecologia, com Mérli Leal Silva, professora no Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Logo após, o tema é Agrotóxicos, com a médica Virgínia Dapper, da Escola de Saúde Pública (ESP). E, ainda, às 17h, o assunto será Violência Contra a Mulher, com a capitã Isabele Moritz Evers, do 19º BPM. Às 19h, Noite de Talentos - modalidade: Poemas.

Quarta-feira

A programação começa com a palestra O Papel da Mulher na Agricultura Familiar e Políticas Públicas para as Mulheres com Alessandra da Costa Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag. Ela considera a realização desse evento uma oportunidade fundamental para iniciar o balanço de questões que avançaram, bem como os desafios ainda pendentes. “Vamos analisar as reais condições que se encontram a visibilidade da participação das mulheres na agricultura familiar, como e que políticas estão de fato fortalecendo o trabalho e a renda das famílias a partir da atuação das mulheres, além do fortalecimento de sua autonomia econômica”, justificou Alessandra.

Às 11h haverá o relato de experiências de mulheres dirigentes sindicais e vereadoras com Claudete Druzian e Elenir Fátima Barasuol. À tarde, 13h30min, está prevista uma caminhada até o Mercado Público, onde será feita uma doação de alimentos trazidos pelas participantes do encontro.

FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico