Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
FETAG-PI deu início ao primeiro módulo da VI Turma Estadual da ENFOC
WhatsApp

23 de Outubro de 2018



TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas 2019

Com a presença de um público de mais de 80 educandos e educandas populares vindo de várias localidades do estado, a FETAG-PI deu início nesta segunda-feira (22), através da Secretaria de Formação e Organização Sindical, ao primeiro módulo da VI Turma Estadual da ENFOC, que esse ano traz como tema: “Formação social e projetos de sociedade em disputa ao longo da história da humanidade”.

O encontro está acontecendo no Cesir da Federação e conta com uma programação recheada durante os 05 dias, onde serão realizadas Místicas, Cirandas de Conversas, Apresentações Culturais, Chamada da Marcha das Margaridas 2019, Oficinas Temáticas, Cine ENFOC, dentre outras atividades até sexta-feira (26).

Os educandos e educandas foram recebidos por uma grande ciranda cantada com músicas do movimento sindical, onde todos e todas foram convidados a amarrarem fitas de compromisso em um pé de cajueiro como símbolo de fortalecimento e resistência em homenagem à companheira e educadora popular in memória, Joyce Maia, que faleceu na última terça-feira (16), em decorrência de complicações respiratórias.

O encontro tem por objetivo proporcionar uma política para lideranças, dirigentes, assessoria e funcionários (as) do MSTTR, visando fortalecer e qualificar sua atuação na luta pela disputa de projetos de sociedade, nos espaços de formação, negociação e monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário e na gestão das entidades sindicais.

Para a Secretária de Formação e Organização Sindical da FETAG-PI, Mazé Ribeiro, esta é uma oportunidade de aprendizagem. “Este é um momento especial, pois estamos tratando de formação e somos cientes de que ela é o caminho para vivermos com dignidade, sobretudo no meio rural onde temos que fazê-la nas nossas bases, sejam nos assentamentos ou comunidades. Portanto, vamos valorizar este espaço de oportunidades, porque acreditamos que a ENFOC tem poder de nos transformar, fazendo militantes do movimento sindical”, disse a secretária.



Segundo a Secretária Nacional de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, é necessário acreditarmos no MSTTR. “Este processo de formação é fundamental para o nosso movimento, porque aqui plantamos sementes do bem, mas é necessário fortalecer este espaço, pois são grandes os desafios e a ENFOC nos possibilita este fortalecimento”, comentou.

A Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, afirmou que investir na formação é um compromisso da Federação. “Realizar a VI Turma Estadual da ENFOC é nosso compromisso porque damos oportunidades para nossos dirigentes sindicais. Nos preocupamos com a formação e esta Escola nos traz aprendizagens e nos faz multiplicadores de conhecimentos em nossas bases”, frisou a presidente.

Na parte da tarde, os/as dirigentes sindicais dialogaram sobre O Contexto Político Atual e o MSTTR, com os facilitadores da mesa Elton Arruda (CTB), Paulo Bezerra (CUT) e Mazé Morais (CONTAG), sobre a moderação da Secretária Mazé Ribeiro. Em seguida, aconteceu uma Ciranda de Conversas sobre o Projeto Político do MSTTR.

Neste primeiro módulo, dois eixos serão abordados: Temático- Ação sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; Pedagógico- Memória, identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI – Roana Wrsula e Paes Landim.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico