Vinte e quatro Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR?s) paraibanos que representam os canavieirosno estado realizaram no domingo (12), simultaneamente, assembléias gerais para a aprovação da pauta de reivindicações fechada durante reunião realizada semana passada, no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), em João Pessoa. Entre os principais pontos da pauta está a manutenção da tabela de tarefas aprovada no último acordo coletivo e o piso salarial de R$ 450 para a categoria.
O secretário de Assalariados da Fetag, João Antonio Alves (João Lau), explica que a pauta de reivindicações será levada para negociação nos próximos dias na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), com representantes de associações e sindicatos patronais do setor sucroalcooleiro do Estado. "Temos até o dia 1º de setembro, que é a data-base da categoria, para concluirmos as negociações. A Fetag busca garantir, no decorrer desse processo, não só o êxito das negociações assegurando o direito dos trabalhadores, mas sobretudo a execução do que for acordado", concluiu.
A Fetag-PB representa cerca de 50 mil trabalhadores que atuam no setor sucoalcooleiro paraibano que, conta, hoje, com nove usinas, sendo que uma que produz açúcar (Agroval), duas produzem álcool e açúcar (Monte Alegre e São João) e seis produzem álcool: Tabu, Giasa, Japungu, Miriri, Una e Pemel.
Fonte: Asssessoria de Imprensa da Fetag-PB