Ter uma casa própria para viver e um pedaço de terra para plantar e colher. Esse sonho, que foi compartilhado há anos por mais de 200 assentados da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Força da Terra Fonte Viva, foi concretizado no município de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, no dia 6 de outubro, quando foram entregues as 35 chaves das novas residências para as famílias beneficiadas.
Antes, essas famílias não tinham onde morar e trabalhar e viviam em casa de amigos, parentes ou em barracões de lona em acampamentos nas beiras das estradas. Hoje a realidade é outra.
A propriedade tem 237 hectares e foi adquirida pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, do Governo Federal, no dia 20 de outubro de 2003. O programa é um importante mecanismo de acesso a terra, que contribui para a ampliação e a consolidação da agricultura familiar. As famílias contempladas terão 14 anos para pagar a dívida.
Através da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Fetag-BA) em parceria com a Delegacia Sindical e o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juazeiro foram encaminhados para o Ministério do Desenvolvimento Agrário todos os documentos necessários para a aquisição da terra pela associação.
Com a agrovila, que já está com sua primeira etapa concluída, e as residências prontas, os trabalhadores e trabalhadoras rurais já começaram a trabalhar. Eles preparam a terra para cultivar produtos orgânicos como feijão, mandioca, milho e hortaliças. E para garantir outras fontes de sustento, as famílias assentadas escolheram a atividade da ovinocaprinocultura para o sistema de produção de leite.
O presidente da Fetag, José Antônio da Silva, que esteve presente na solenidade de entrega das casas, salientou que a reforma agrária na Bahia deve ser feita com total responsabilidade e que essa é uma grande preocupação da entidade.
Para o trabalhador e a trabalhadora rural que nunca tiveram um lar, ter uma moradia digna significa uma grande transformação na qualidade de vida de suas famílias. Participaram da solenidade de entrega das casas, diretores e assessores da Fetag Bahia, dirigentes sindicais de Juazeiro e Curaçá, lideranças políticas, representantes do Banco do Nordeste e da Coordenação do Desenvolvimento Agrário (CDA).
Assessoria de Comunicação da Fetag-Bahia
Simone Carvalho: (71)- 8898-3130