A coordenação do Projeto de Formação de Multiplicadores em Gênero, Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos da Fetag/AL distribuiu panfletos nesta quinta-feira (16) em Joaquim Gomes. Participaram da mobilização 90 multiplicadores do município e das cidades vizinhas Branquinha, União dos Palmares e Messias. Representantes da Associação de Moradores e da Secretaria Municipal de Saúde também acompanharam a panfletagem. O objetivo da ação foi informar à comunidade local sobre a política nacional de saúde integral das populações do campo e da floresta.
Segundo a coordenadora técnica do projeto, Maria de Fátima Albuquerque, a mobilização atendeu às expectativas da comissão organizadora. "A gente saiu, a pé, do Centro de Joaquim Gomes até a comunidade rural Bairro Casal, situada na periferia da cidade. Fizemos um alerta sobre os direitos dos trabalhadores rurais na área de saúde".
A Dirigente disse que os multiplicadores falaram sobre as políticas aprovadas pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde. "A cobertura do Sistema de Saúde, o SUS, deixa a desejar quando se trata da assistência ao trabalhador rural. Agora, essa lacuna terá que ser preenchida", acrescentou Maria de Fátima, lembrando que foram distribuídos dois mil panfletos. FONTE: Fetag/AL