Enfoque será na Marcha das Margaridas e em políticas públicas
A Fetaesp irá realizar ao longo do mês de março a preparação e levantamento de pauta, nas suas sete regionais, para a Marcha das Margaridas 2011, orientando também as trabalhadoras rurais quanto aos direitos às políticas públicas existentes. “O intuito é facilitar o ingresso da Mulher nos programas, de forma a contribuir para sua implementação e expansão, bem como levantar para a Marcha mais algumas reivindicações freqüentes da trabalhadora rural paulista”, pontua a coordenadora de Mulheres da entidade, Sônia Maria Sampaio.
Políticas - Em fevereiro, foram capacitados três novos técnicos para a orientação em todo o Estado, ao longo do ano, sobre as políticas existentes, enfocando em especial a atuação com as mulheres do campo. Os profissionais capacitados foram os engenheiros agrônomos Flávia Cristina Fenti e Francisco Carlos Honorato, além do biólogo José Aparecido Pereira.
A capacitação e orientação acontecem através de convênio firmado com a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), apresentando conteúdos técnicos sobre o acesso à terra, políticas públicas para financiamento e custeio de produção, e programas de comercialização. Cada um dos técnicos será responsável por dois Pólos, contando com o auxílio de material instrutivo para fixação e consulta de conteúdo. FONTE: Comunicação da Fetaesp