A apresentação do projeto de produção de biodiesel para a região de Presidente Prudente (SP), atingiu todos os objetivos segundo avaliação das entidades envolvidas, a Fetaesp, Contag e Brasil Ecodiesel . Muitos assentados, agricultores familiares e Associações de Produtores Rurais que não participaram dos encontros pré-agendados na região da cidade estão entrando em contato diariamente com a federação em busca de mais informações.
O projeto inicia agora uma segunda fase que é a assinatura de contratos dos agricultores que estarão fazendo parte deste projeto e logo em seguida serão contratados os técnicos e engenheiros agrônomos. Com as equipes montadas será dado início a um grande levantamento das condições do solo da área a ser utilizada para os plantios de mamona e girassol. A previsão é de utilização de 5 mil hectares à partir do início do segundo semestre beneficiando em média duzentas famílias por município.
Os Sindicatos de Trabalhadores Rurais filiados a Fetaesp estão orientados a dar informações nas suas bases sindicais sobre o projeto de biodiesel inclusive na formalização dos contratos. Os municípios-sede deste projeto são: Presidente Prudente, Rosana, Euclides da Cunha, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema e Presidente Epitácio. A Fetaesp também está com uma equipe preparada para dar informações sobre a produção de biodiesel, basta telefonar para (011) 3826-8900, ramais 146 / 128 .
A Brasil Ecodiesel, empresa que ficará responsável pela implantação do programa de biodiesel na região de Presidente Prudente e no estado de São Paulo, através da parceria com a Fetaesp, também atende através do telefone (85) 3466-1200 . Na Contag ( Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), as informações poderão ser obtidas no site www.contag.org.br ou através do telefone (61) 2102-2288, procurar o Departamento de Política Agrícola.
O presidente da Fetaesp, Braz Albertini informou que a apresentação do projeto em Presidente Prudente e municípios da região do pontal , procurou tirar todas as dúvidas dos assentados e agricultores familiares e segundo Albertini, "agora quanto mais rápido for o processo de adesão dos interessados no programa, menor será o tempo para o projeto entrar em funcionamento" .
A Brasil Ecodiesel , Fetaesp e Contag tem grande interesse em incluir o estado de São Paulo no programa nacional do biodiesel e outras regiões do estado já estão com encontros marcados. No próximo dia 23, será vez de Capão Bonito receber na Câmara municipal da cidade os representantes da Fetaesp, Contag e Brasil Ecodiesel.
Fonte: Fetaesp
Mais informações pelos telefones (011) 3826-8900, ramais 102/103 ou e-mail: comunicação@fetaesp.org.br