Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SÃO PAULO
FETAESP e CONTAG realizam Oficina de Agroindustrialização e Comercialização
WhatsApp

15 de Setembro de 2016

TEMAS RELACIONADOS:
são paulo

Encontro debate as diversas potencialidades com os sindicatos

Nos dias 12 e 13 de setembro, a Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo), em parceria com a Contag (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura) realizaram em Bauru, a Oficina estadual de Agroindustrialização e comercialização da produção agrícola.

O evento contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre representantes de sindicatos, da Contag e Fetaesp, que puderam assistir as apresentações de técnicos e representantes de instituições como a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e ICA (Instituto do Cooperativismo e Associativismo), demonstrando as estratégias para a implementação das técnicas de agroindustrialização em suas áreas de atuação.

Após a abertura, com falas do assessor da Contag, Décio Lauri Sieb, do ex-consultor do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Leomar Prezotto e do secretário geral da Fetaesp, Roberto dos Santos, foi realizada uma mesa de contextualização sobre os desafios da Agroindustrialização e processamento artesanal na agricultura familiar, temática trabalhada durante o evento, onde Prezotto apresentou as questões relativas à área sanitária. Para ele, a agroindustrialização é fundamental para o agricultor, “muitos produtores falham na falta de estudo, da forma de escoamento da produção, bem como na aplicação das técnicas de agroindustrialização em suas propriedades”.

Santos, afirmou a necessidade de capacitação dos sindicatos, “é necessário que tenhamos informações completas para um melhor atendimento aos nossos agricultores. Buscar novas formas de produção é imperativo, pois o agricultor trabalhando amparado à tecnologia consegue produzir mais, e melhor, o que reflete em sua qualidade de vida, e a longo prazo, tanto na economia, quanto na diminuição do êxodo rural”.

Seguindo a temática, foram expostos por Prezotto, em conjunto a nutricionista da Cati, Beatriz Cantusio Pazinato, na tarde do dia 12, os desafios das normas sanitárias de competência do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), com enfoque no SUASA (Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária) e os desafios e oportunidades dos normativos sanitários de competência da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esclarecendo as dúvidas referente a Normativa RDC 49/2013.

O dia 13 começou com a apresentação de Prezotto sobre “Mercados institucionais e os programas governamentais PAA, PNAE e PPAIS”, destacando as dificuldades de implantação, além de ressaltar a importância dos programas, “o PPAIS é uma criação do estado de São Paulo, tem que ser valorizado e utilizado pelos agricultores, com ele, o produtor consegue escoar sua produção de forma direta, sem atravessadores”. Na continuidade, Diógenes Kassaoka, do ICA, explanou sobre “Cooperativismo e Associativismo”, expondo aos presentes as vantagens que os agricultores podem obter trabalhando em conjunto.

Já a tarde do dia 13 foi reservada para os trabalhos em grupo. Após as exposições, os participantes se reuniram em Grupos de discussão para debater, expor relatos de experiências e promover a articulação de uma agenda de ações do movimento sindical.

A Fetaesp visa à promoção de conhecimentos aos agricultores pelo meio da capacitação e atendimento, buscando levar melhorias de vida e produção, além da disponibilização de políticas públicas aos agricultores(as) familiares. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAESP - Gleice Bernardini



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico