O programa de produção de biodiesel para o estado de São Paulo está atraindo a atenção de centenas de pequenos produtores desta região paulista, a maioria assentados residentes na região do Pontal do Paranapanema. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de São Paulo (Fetaesp), entidade que representa 800 mil trabalhadores rurais e 210 mil famílias de agricultores familiares lançou este programa com o objetivo de gerar uma nova fonte de renda para o homem do campo e também incluir o estado paulista no programa nacional de produção de biodiesel.
Em audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, em Brasília na última semana, o presidente da Fetaesp, Braz Albertini, apresentou o programa de produção de biodiesel e ouviu do ministro que esta iniciativa da Fetaesp é altamente viável e de grande importância para os agricultores familiares. Quanto maior for a adesão de agricultores familiares ao programa, mais rápido será o início do projeto que prevê já para o segundo semestre o levantamento de uma área de aproximadamente 5 mil hectares na região de Presidente Prudente . A Brasil Ecodiesel, empresa parceira da Fetaesp neste projeto, garante fomento básico, contrato de garantia de compra, orientação e capacitação técnica, monitoramento permanente das áreas de cultivo e auxílio no frete dos grãos.
No lançamento do programa realizado na última segunda-feira (7) em Presidente Prudente, pelo menos 400 pessoas assistiram atentamente a explicação do projeto, apresentado pela Brasil Ecodiesel. Entre os presentes estavam deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários de prefeituras da região, vereadores, presidentes de cooperativas e associações de produtores rurais, alunos de agronomia das Universidades de Presidente Prudente e diretores de Sindicatos de Trabalhadores Rurais filiados a Fetaesp. Na terça-feira (8) o programa foi apresentado aos pequenos produtores rurais dos municípios de Euclides da Cunha e Rosana. Ontem (9) pela manhã foi a vez do município de Teodoro Sampaio e agora a noite, entre 18hs e 21hs será a vez dos pequenos produtores de Mirante do Paranapanema. A série de encontros para divulgar o programa termina nesta manhã de quinta-feira no município de Presidente Epitácio.
Para o presidente da Fetaesp, Braz Albertini, os agricultores familiares da região de Presidente Prudente só irão ganhar com este programa e a mobilização precisa ser grande neste momento, para isso conta com o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais, Igreja e outras entidades da região. Para Albertini, essa iniciativa da Fetaesp representa uma nova fonte de renda, mais apoio ao homem do campo e uma grande contribuição para o desenvolvimento desta região.
Líder de mercado, atualmente com mais de 50% de participação, a companhia Brasil Ecodiesel é pioneira na produção de biodiesel em escala comercial, opera atualmente com quatro unidades de transesterificação* e esmagamento nos estados do Piauí, Ceará, Bahia e Tocantins. Duas novas unidades estão sendo construídas no Maranhão e no Rio Grande do Sul.
O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, derivado da transformação de óleos vegetais em éster (o nome químico do biodiesel) mediante um processo chamado de transesterificação.
Mais informações:
Departamento de Comunicação da FETAESP
E-mail: comunicacao@fetaesp.org.br
Acesse o site: www.fetaesp.org.br