Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
BIODIESEL
Fetaesp desenvolve programa de biodiesel no interior paulista
WhatsApp

10 de Maio de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
biodiesel

O programa de produção de biodiesel para o estado de São Paulo está atraindo a atenção de centenas de pequenos produtores desta região paulista, a maioria assentados residentes na região do Pontal do Paranapanema. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de São Paulo (Fetaesp), entidade que representa 800 mil trabalhadores rurais e 210 mil famílias de agricultores familiares lançou este programa com o objetivo de gerar uma nova fonte de renda para o homem do campo e também incluir o estado paulista no programa nacional de produção de biodiesel.

Em audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, em Brasília na última semana, o presidente da Fetaesp, Braz Albertini, apresentou o programa de produção de biodiesel e ouviu do ministro que esta iniciativa da Fetaesp é altamente viável e de grande importância para os agricultores familiares. Quanto maior for a adesão de agricultores familiares ao programa, mais rápido será o início do projeto que prevê já para o segundo semestre o levantamento de uma área de aproximadamente 5 mil hectares na região de Presidente Prudente . A Brasil Ecodiesel, empresa parceira da Fetaesp neste projeto, garante fomento básico, contrato de garantia de compra, orientação e capacitação técnica, monitoramento permanente das áreas de cultivo e auxílio no frete dos grãos.

No lançamento do programa realizado na última segunda-feira (7) em Presidente Prudente, pelo menos 400 pessoas assistiram atentamente a explicação do projeto, apresentado pela Brasil Ecodiesel. Entre os presentes estavam deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários de prefeituras da região, vereadores, presidentes de cooperativas e associações de produtores rurais, alunos de agronomia das Universidades de Presidente Prudente e diretores de Sindicatos de Trabalhadores Rurais filiados a Fetaesp. Na terça-feira (8) o programa foi apresentado aos pequenos produtores rurais dos municípios de Euclides da Cunha e Rosana. Ontem (9) pela manhã foi a vez do município de Teodoro Sampaio e agora a noite, entre 18hs e 21hs será a vez dos pequenos produtores de Mirante do Paranapanema. A série de encontros para divulgar o programa termina nesta manhã de quinta-feira no município de Presidente Epitácio.

Para o presidente da Fetaesp, Braz Albertini, os agricultores familiares da região de Presidente Prudente só irão ganhar com este programa e a mobilização precisa ser grande neste momento, para isso conta com o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais, Igreja e outras entidades da região. Para Albertini, essa iniciativa da Fetaesp representa uma nova fonte de renda, mais apoio ao homem do campo e uma grande contribuição para o desenvolvimento desta região.

Líder de mercado, atualmente com mais de 50% de participação, a companhia Brasil Ecodiesel é pioneira na produção de biodiesel em escala comercial, opera atualmente com quatro unidades de transesterificação* e esmagamento nos estados do Piauí, Ceará, Bahia e Tocantins. Duas novas unidades estão sendo construídas no Maranhão e no Rio Grande do Sul.

O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, derivado da transformação de óleos vegetais em éster (o nome químico do biodiesel) mediante um processo chamado de transesterificação.

Mais informações:

Departamento de Comunicação da FETAESP

E-mail: comunicacao@fetaesp.org.br

Acesse o site: www.fetaesp.org.br





WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico