No último dia de setembro, quinta-feira, a Fetaesp, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo, realiza curso de capacitação ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), visando manter e aplicar as políticas públicas de acesso à terra, financiamento da produção e comercialização à frente de novos avanços que surgem pelas mudanças do ambiente social rural. A ação capacitará agentes – técnicos agrônomos e dirigentes sindicais – para atuar diretamente em todas as regiões do Estado, no intuito de contribuir para o desenvolvimento do setor rural paulista.
O curso atuará na elaboração de propostas de financiamento ao PNCF, bem como a explanação de utilização do novo sistema de acesso ao crédito fundiário. Para Elias David de Souza, presidente em exercício da Fetaesp, a capacitação desses agentes servirá para promover o desenvolvimento do programa de crédito fundiário no Estado. “Assim podemos garantir que as informações e benefícios do programa cheguem realmente aos pequenos e médios agricultores”, relata.
Dados do Censo Agropecuário realizado em 2006 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 4,3 milhões de propriedades não foram favorecidas por sistemas de crédito. Sendo 3,6 milhões do montante compostos por agricultores familiares.
O evento acontece na sede da Fetaesp, no km 322 da rodovia Marechal Rondon, das 8h30 às 15h, no município de Agudos, região central do Estado. FONTE: Comunicação da Fetaesp