Com objetivo de apresentar relatórios de atividades e de gestão, discutir e encaminhar assuntos do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Brasil e de Santa Catarina começou nessa manhã de quinta-feira (09/04) na sede da Fetaesc em São José/SC a Assembleia Geral Ordinária (AGO).
Na Abertura o Presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, agradeceu a presença de todos os companheiros e companheiras que atenderam mais uma vez o chamado estavam presentes para discutir temas importantes. Logo após e com a presença de todos os diretores da federação, Joãozinho Althoff, com ajuda do Contador da federação Claudio Fernando de Souza, que fez uma explanação sobre a contabilidade da federação, apresentou os números. Depois o Diretor da Secretaria Geral, Acir Veiga, com apoio de Taissonara Grall que atua no setor, apresentou o relatório de atividades. Na sequência houve a votação e as contas da federação foram aprovadas sem ressalvas.
A assembleia prossegue até a tarde dessa quinta-feira.
Lançamento Marcha das Margaridas 2015
Com o auditório lotado foi lançada nessa manhã de quinta-feira (09/04) ainda durante a assembleia na sede da Fetaesc em São José/SC a Marcha das Margaridas 2015. Esse ano o evento está previsto para ser realizado nos dias 11 e 12 de agosto em Brasília. Um grande grupo de trabalhadoras rurais filiadas aos sindicatos do Sistema CONTAG/FETAESC já confirmou presença.
Durante o ato solene, na abertura da assembleia geral da federação, as Coordenadoras Microrregionais de Mulheres, que estão reunidas desde a terça-feira (07/04), entraram no auditório ao som da musica de Zé Vicente “O que vale é o Amor”. Elas empunhavam uma placa intitula “Eu Vou” que será usada para divulgar o evento nas bases. Durante a apresentação Agnes Weiwanko, Diretora e Coordenadora Estadual de Mulheres da Fetaesc, fez um relato do trabalho que está sendo desenvolvido e sobre a pauta e tema da Marcha das margaridas deste ano. Este ano o lema é: Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade.
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, parabenizou as coordenações de mulheres que estão empenhadas no sucesso do evento e lembrou que a mulher do campo tem tido ao longo dos anos e principalmente após a 1ª marcha onde a trabalhadoras rurais do Brasil tiveram mais destaque.
Antoninho Rovaris, representante da CONTAG no lançamento da Marcha das Margaridas 2015 em Santa Catarina, ressaltou a importância da mulher do meio rural nas lutas do Movimento Sindical. Segundo calculo da organização nacional estão sendo esperadas cerca de 50 mil pessoas para participar do evento na Capital Federal.
Fetaesc lança campanha "Plantar Demais é ganhar Menos"
Ainda durante a Assembleia Geral Ordinária da Fetaesc foi lançada a Campanha "Plantar Demais é ganhar Menos" que tem por objetivo aumentar a renda do produtor de TABACO e melhorar com isso sua qualidade de vida. Foram confeccionados cartazes que serão fixados em murais nos 201 Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Catarina, filiados a Fetaesc e em entidades parceiras. Logomarca da campanha também será disponibilizada nas redes sociais e plataformas digitais como Faceboock, Twitter e outros. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAESC - Beto Motta