Entre os dias 5 e 7 deste mês, servidores da Epagri e representantes dos movimentos sociais do estado de Santa Catarina participaram da 2ª Oficina Catarinense de Comunicater ? comunicação de metodologias em assistência técnica e extensão rural. Meios de comunicação e participação comunitária, territorialidade, redes comunitárias e educação no campo foram alguns dos temas debatidos no evento, realizado em Florianópolis.
A Fetaesc faz parte do Grupo Gestor de Comunicater desde 2005. Ele tem como objetivo motivar, mobilizar e elaborar o Plano Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O grupo gestor tem composição paritária. Os representantes do poder público são o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Epagri, e as universidades federal e estadual de Santa Catarina, (UFSC e Udesc). Como representantes da sociedade civil estão os sindicatos dos trabalhadores rurais, a Fetaesc, o MST, o Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Condads) e o Sistema Acafe, que integra 16 universidades privadas do estado.
Um novo serviço, prevendo a participação das organizações dos agricultores na sua gestão é a proposta do Programa Nacional de Ater, lançado pelo governo federal em 2006. A partir das deliberações do último congresso do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, realizados em 2005, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) criou o Sistema de Organização da Produção (Siscop). O Siscop tem no cooperativismo a estratégia para sua implementação e como objetivo organizar o processo de produção e comercialização, implantar um sistema nacional de cooperativas de crédito e de Ater.
Também no próximo mês, durante a assembléia geral da Fetaesc, será criado o Instituto de Formação e Assistência Técnica, que terá entre suas funções, capacitar lideranças de agricultores e celebrar convênios para a contratação de serviços de Ater para os agricultores familiares catarinenses.
Fonte: Assessoria de comunicação Fetaesc/Hilário Gottselig (48) 9971.7995