Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SANTA CATARINA
Fetaesc protocola para autoridades Pauta do Grito da Terra 2014 – Etapa Santa Catarina
WhatsApp

14 de Maio de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
santa catarina

Regulamentar a Mão de Obra Diarista, o aporte financeiro do governo do estado para o programa de habitação no meio rural, garantir energia de qualidade para o interior do estado, a suspensão da fiscalização do Ministério do Trabalho em propriedades rurais até a entrada em vigor do eSocial, apoio para a aprovação da PEC 215, que tira da FUNAI o poder de decisão das áreas de demarcação de terras indígenas, discutir a Representação e Representatividade, são alguns dos pedidos que constam na Pauta do Grito da Terra 2014 – Etapa Santa Catarina.

Para ressaltar as revindicações da categoria é que há mais de dez anos a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Estado de Santa Catarina, Fetaesc, que congrega 201 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no estado, protocolou nessa terça-feira (13/05) no Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Delegacia Regional do Trabalho, todos em Florianópolis, a Pauta do Grito da Terra 2014 – Etapa Santa Catarina. Entre os itens pontuados estão, entre outros, a Garantia de Assistência Técnica e pesquisa para todos os agricultores familiares do estado, a Garantia da ampliação de redes de energia elétrica e transformação de linhas monofásicas em trifásicas nas propriedades rurais, Garantir o aporte de recursos para contratação de 300 cotas anuais do Fundo de Terras do estado.

No setor de habitação rural a Fetaesc, que nos últimos anos através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que não tem verba estadual, beneficiou mais de 3 mil famílias no meio rural com a tão sonhada casa nova ou a reforma do imóvel, pede a complementação de repasse financeiro na forma de subsídio no valor de R$5.000,00 para complementação no Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR, sem limite de contratação/ano, através de convênio envolvendo o Governo do Estado, a Caixa Econômica Federal e a Fetaesc. Sobre o tema ainda, a federação pede a criação pelo Executivo da “Lei Estadual de Habitação Rural”, levando em consideração o déficit habitacional do Estado e a falta desta política pública para o meio rural, esta lei supriria o problema de anos. Utilizando um percentual do orçamento total do estado. O acesso a informação através dos meios de comunicação também é uma preocupação da federação que na Pauta pede que o governo catarinense assegure a população rural o pleno acesso à internet e telefonia.

Considerando a realidade fática dos Agricultores Catarinenses e o fato de não se ter lançado o “e-Social” como prometido em 1º. de maio de 2014, o que vem a dificultar a implementação dos contratos de curta duração no estado catarinense, torna-se necessário garantir-se a suspensão da fiscalização trabalhista em face do não cumprimento por parte do Estado quando do lançamento do e-Social, gerando uma lacuna para os Agricultores Catarinenses. Se faz necessária também a implementação e a regularização através de Portaria Interministerial do Contrato Descontínuo na Agricultura familiar, de modo a garantir a condição de Segurado Especial ao Agricultor Familiar, tendo em vista atender as peculiaridades de cadeias produtivas que apresentam maturação descontinua, tais como: a maça, o maracujá, o fumo, dentre outros.

Sobre a demarcação de terras indígenas, a Fetaesc, que participou de Audiências Publicas no estado e das visitas do Ministro da Justiça, para debater o assunto em Santa Catarina, apoia a iniciativa do Projeto de Emenda a Constituição (PEC) 215 e pede sua aprovação. O texto modificado transfere ao Congresso Nacional a competência pela homologação de terras indígenas, hoje apenas da FUNAI.

Para o Presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, que protocolou (foto) a Pauta no Centro Administrativo do Governo do Estado em Florianópolis, uma vez que o governador, mesmo com contatos através de sua assessoria, não se pronunciou sobre o recebimento oficial, o documento é o resultado do trabalho dos técnicos da federação e dos representantes dos 201 sindicatos filiados, através de seus sócios, que diariamente lidam com os agricultores e agricultoras do estado e repassam as demandas. “Esse ano resolvemos fazer uma pauta mais enxuta, apontando as deficiências das políticas públicas para o setor, por não estarem surtindo efeito, ou por não terem sido criadas”, destacou José Walter.

As respostas para as revindicações, que foram entregues nessa terça-feira (13/05) serão conhecidas durante mobilização de agricultores e agricultoras marcada para o próximo dia 20 de maio na Praça Tancredo Neves, em frente a Assembleia legislativa. Nesse dia, três comissões serão montadas para voltar aos locais onde foram entregues a pauta: Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Delegacia Regional do Trabalho.

A Pauta estadual segue um cronograma nacional onde no dia 20 de maio também acontecem mobilizações em Brasília, comandada pela Confederação Nacional na Agricultura - CONTAG e em outros estados da federação.

A pauta completa pode ser visualizada no site www.fetaesc.org.br.

Agricultura Familiar predominante A agricultura familiar é predominante em Santa Catarina e reúne, segundo dados do Censo Agropecuário, 188 mil famílias, o que corresponde a 88% do total arrecadado com a produção no meio rural. O estado, mesmo com menos de 2% do território nacional, se destaca como grande produtor de várias culturas, como milho, cebola, alho, trigo, maça, entre outras. A capacidade da produção está vinculada diretamente a renda final das famílias que vivem e trabalham nas propriedades rurais catarinenses. Por isso a Fetaesc entende ser necessárias ferramentas de gestão que possam auxiliar a gerência da produção como empresa social, no sentido de dar a sustentabilidade que tanto tem se falado nos últimos anos, mas que não tem chegado com a mesma velocidade aos recantos mais distantes do estado.

FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAESC - Beto Motta



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico