No dia 17 de maio, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), realiza na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xaxim, o seu primeiro Seminário Estadual de Biodiesel.
No ano passado a federação fechou contrato com a empresa Brasil Ecodiesel, para a produção de girassol pelos agricultores familiares e agora é o momento de avaliação do processo de implantação da cultura no Estado para esta finalidade. "Estamos no período de colheita dos primeiros três mil hectares de girassol produzidos pelos agricultores familiares catarinenses para o programa do biodiesel e, neste seminário, serão definidos os novos rumos para inserir os agricultores familiares catarinenses no Programa Nacional do Biodiesel", afirma Hilário Gottselig, presidente da Fetaesc.
Além da apresentação da proposta de continuidade de trabalho com a empresa Brasil Ecodiesel, no dia 17 de maio será apresentando às lideranças do movimento sindical dos trabalhadores rurais o projeto de álcool combustível que a Fetaesc está tratando com a Epagri e também o projeto que será apresentado à Petrobrás para a instalação de pequenas unidades de extração de óleo vegetal pelos agricultores familiares. Esta possibilidade surgiu a partir da experiência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saltinho, que em maio assina contrato com a Petrobrás para a instalação de uma indústria de biodiesel no município.
Também com o objetivo de traçar as estratégias de inserção dos agricultores no programa de biodiesel e de álcool combustível, "não apenas como produtores de matéria-prima, mas como gestores de todo o processo de produção e, consequentemente, com maior rentabilidade", assinala Gottselig, será apresentada a experiência de extração e uso de óleo vegetal que vem sendo realizada por 20 famílias de agricultores do município catarinense de Bandeirante.
MAIORES INFORMAÇÕES:
Hilário Gottselig- Presidente da Feteasc (48) 9971.7995
Mario Bottega - Assessor Bio Combustíveis Fetaesc/Brasil Ecodiesel (48) 3246.8011
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetaesc