Na última sexta-feira (9), aconteceu na sede da Federação de Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) a assembléia de criação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado de Santa Catarina (Unicaf/SC). A primeira reunião da Unicaf/SC ocorrerá no dia 26 e os associados definirão o plano de ação.
A Unicaf/SC é o resultado do projeto de formação em associativismo e cooperativismo desenvolvido pela Fetaesc em convênio com o Ministério Desenvolvimento Agrário(MDA). O objetivo é organizar a cadeia produtiva, facilitando a obtenção do crédito para a produção e a comercialização dos produtos das cooperativas singulares. "É uma iniciativa pioneira. Estamos construindo um novo modelo de cooperativismo que valoriza todo o processo de produção da agricultura familiar catarinense", afirma o presidente da Federação, Hilário Gottselg.
A fundação da Unicaf/SC contou com a participação de seis cooperativas regionais, que somam aproximadamente 600 agricultores familiares. São sócias fundadoras as seguintes cooperativas: Cooper Pomares, de Monte Castelo; Cooperativa de Produção e Consumo Agroindústria Familiar de Lindóia do Sul (Copafal); Cooperativa Familiar Agroindustrial Sul Catarinense (Coofasul), de Urussanga; Cooperativa de Produtores de Plantas Bioativas (Bioplantas), de Petrolândia; Cooperativa Agropecuária de Pequenos Produtores (Coarpa), de Mafra; e a Cooperativa Regional Cooperfronteira, de Bandeirantes.
O administrador rural Wilson Carlos Kuiava foi eleito para presidir a Unicaf/SC no quadriênio 2008-2012. Kuiava tem experiência na organização dos agricultores na região do Planalto Norte. Em Mafra, foi gerente do Banco Nacional da Agricultura Familiar (BNAF), uma instituição que não lida com dinheiro, mas com conhecimento e tecnologia. A BNAF agrupa produtores para oferecer-lhes informações técnicas e também encaminhar as solicitações de crédito ao Pronaf. Também foi gerente da Cooperativa Siccob - Credinorte e ajudou na criação e gerenciamento da Cooarpa.
Kuiava conhece as ações do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Santa Catarina e considera a Unicaf/SC um dos projetos mais importantes da Fetaesc. "A Unicaf/SC dará condições estruturais e estratégias para desenvolver ações práticas para a agricultura familiar".
A Unicaf/SC foi constituída para agilizar o processo de acesso ao mercado dos produtos da agricultura familiar. A estrutura da Fetaesc facilitará a articulação direta das cooperativas com a Central, que não terá depósitos de produtos, "mas sim informações momentâneas sobre o mercado consumidor", assinala Wilson.
Segundo o presidente da Unicaf/SC, a expectativa de crescimento também é muito grande. Além de focar a aproximação do produtor do mercado consumidor, a Central orientará a formalização de outras iniciativas em associativismo e cooperativismo da agricultura familiar catarinense. FONTE: Fetaesc