“Uma instituição séria e comprometida com sua classe”. Assim resume a instituição seu presidente José Walter Dresch. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Santa Catarina, FETAESC, que nesse dia 2 de julho completa 46 anos de lutas em defesa da agricultura nas pequenas e médias propriedades rurais do estado tem gás para outros 46 anos. Seu crescimento nos últimos anos prova isso.
Para comemorar a data a federação lançou o Concurso de Melhor Redação – 1ª Edição, com o tema Ano Internacional da Agricultura familiar, um Olhar para Santa Catarina, que integra uma parceria da FETAESC, Prefeitura Municipal de São José, através da Secretaria Municipal de Educação e a Empresa de Marketing Sócioambiental SOS Sustentar, e tem como objetivo, estimular o conhecimento sobre a Agricultura de base familiar, já que o ano de 2014 foi oficialmente escolhido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) para chamar atenção para proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais. O concurso nesse ano tem como participantes alunos da rede pública municipal de São José, onde está localizada a sede da federação.
Nessa quarta-feira (02/07) às 8h da manhã está marcada uma solenidade para a entrega da premiação do concurso de redação, na ocasião ainda será divulgada a redação escolhida. Na oportunidade o jornalista da RIC TV RECORD, Rodrigo Cardoso, será homenageado em virtude de uma matéria realizada e exibida nos telejornais da RIC RECORD que apresentava os agricultores e agricultoras durante o Grito da terra Brasil 2014 – Etapa Santa Catarina no dia 20 de maio.
Concurso de redação - Para o aluno vencedor será ofertada uma viagem com acompanhante, para a capital federal, Brasília, onde irá conhecer a sede da CONTAG (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura) e pontos turísticos da cidade, além de certificado. Já a escola de origem do estudante vencedor do Concurso receberá um Aparelho Data show e Certificado.
A seleção final dos premiados será realizada por uma Banca Examinadora mista, composta de 7 (sete) membros, entre eles, integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETAESC e Prefeitura Municipal de São José, observando os critérios definidos no regulamento que está fixado no mural dos colégios participante.
O presidente da Fetaesc acredita que esse é um passo importante para que as gerações futuras tenham o discernimento sobre a produção agrícola no estado e possam construir seu desenvolvimento educacional levando em conta a necessidade de políticas públicas para o setor com intuito de não faltar alimento no futuro.
Segundo a diretora da área de Formação da Fetaesc, Agnes Weiwanko, o concurso deste ano servirá de experiência para que no ano de 2015 possa ser realizado em mais escolas com intuito de discutir e criar uma relação com os futuros cidadãos de Santa Catarina da importância da Agricultura para suas vidas, despertando o sendo crítico sobre o tema. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAESC - Beto Motta