A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP) lança hoje, dia 24, a revista “FETAEP – 50 anos de lutas e conquistas”. A publicação faz um resgate histórico de todas as ações que o Movimento Sindical paranaense desempenha desde 1963. Além disso, apresenta aos leitores quem é o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), como ele está organizado, quais projetos desenvolve e quais são as principais áreas de atuação. Para o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, ainda que tenha sido produzida especialmente para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, a revista constitui-se em um importante instrumento de divulgação à sociedade como um todo. “Afinal, a trajetória de lutas e de conquistas do MSTTR é pouco conhecida pelo público em geral e, com esta publicação, pretendemos preencher essa lacuna”, comenta Mueller.
Neste meio século de atuação, a FETAEP tem se renovado ao assumir novas posturas ultrapassando, assim, o caráter assistencialista que marcou o início de suas ações por força de uma contingência histórica imposta pelo regime militar. “Entre os avanços, destacamos o aumento da atuação feminina e da juventude rural nas ações executivas da Federação por meio da política afirmativa de cotas”, afirma Mueller. O estatuto da FETAEP prevê a participação mínima de 30% de mulheres e de 20% de jovens nos cargos da diretoria. Atualmente, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná conta com 308 Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) filiados. Suas ações vêm se pautando segundo as diretrizes do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), desenvolvido em âmbito nacional pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
O PADRSS tem como proposta fundamental estabelecer uma nova relação entre campo e cidade, superando a visão do rural como atrasado e ao mesmo tempo respeitando as especificidades de cada meio. Nesse contexto, propõe ainda a concepção de desenvolvimento sob as perspectivas da equidade de oportunidades, justiça social, preservação ambiental, crescimento econômico, soberania e segurança alimentar, tendo os trabalhadores (as) rurais como protagonistas desse processo. Serviço Comemoração dos 50 anos da FETAEP Às 19h, restaurante Veneza (Rua Manoel Ribas, 6.860 – Santa Felicidade – Curitiba).
FONTE: Departamento de Comunicação da FETAEP - Renata Souza