A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Maranhão (Fetaema) se prepara para a realização do 6º Congresso da entidade, que ocorre entre os dias 3 e 5 de junho. Ao todo são esperadas 900 pessoas, entre delegados e convidados, que vão discutir os temas prioritários da federação para a próxima gestão e escolher a nova diretoria.
De acordo com o presidente da Fetaema, Francisco Sales de Oliveira, a reforma agrária e o desenvolvimento sustentável com cidadania são os temas que deverão marcar os debates no congresso. Outros pontos a serem discutidos são meio ambiente, situação dos assalariados e assalariadas da cana, eucalipto e soja e produção agrícola no estado.
"Entendemos que esse congresso é muito importante para tirarmos diretrizes para que avancemos cada vez mais na luta pela reforma agrária e na questão agrícola, no sentido de aumentar a produção no nosso estado, que hoje está muito baixa", diz.
No dia 5 de junho, último dia do congresso, os delegados representantes dos sindicatos do Maranhão elegerão a nova diretoria da federação. Havia uma negociação para a apresentação de uma chapa única, mas segundo Francisco Sales, apesar de as candidaturas ainda não estarem definidas, é mais provável que duas chapas concorram ao pleito.
"Queremos manter o clima e fazer um processo em que os trabalhadores, mesmo disputando, saiam unidos para nossa luta que está ligada, sobretudo, à questão da reforma agrária com sustentabilidade", conclui.
FONTE: Ciléia Pontes