Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARANHÃO
FETAEMA recebe plano de metas para desenvolvimento rural da secretaria de Ciência e Tecnologia
WhatsApp

25 de Junho de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
maranhão

Na manhã desta quinta-feira (25) a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão – FETAEMA recebeu o secretário estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, o qual apresentou os planos de metas da secretaria – até 2018 – mostrando as prioridades que o governo pretende estabelecer, o volume de recursos disponíveis para serem executados e demonstrar que a secretaria e o governo têm interesse em dar uma atenção prioritária à agricultura familiar, seja nos investimentos para as áreas de formação técnica e profissionalizante, na área de pesquisa ou até mesmo na área de desenvolvimento de empreendimentos solidários.

Na oportunidade do encontro, que aconteceu na própria sede da Fetaema, Bira ainda garantiu que em todas as dimensões o governo quer dar uma atenção especial, focada na agricultura familiar e apresentou todos os planos da nova secretaria, que surgiu a partir da decisão do governo do estado em atender as necessidades da população rural maranhense.

“Entendermos que o Maranhão depende do desenvolvimento das comunidades rurais e, por isso, damos importância a esses trabalhadores, pois o processo de investimento econômico, social e tecnológico melhora permanentemente suas condições de vida”.

Atentos ao discurso do secretario, os diretores da Fetaema afirmaram que a partir do que foi exposto dá-se para ter esperança em projetos que vão melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais, principalmente na área da educação e tecnologia.

Para a secretaria geral da Federação, Ângela Silva, as comunidades rurais sempre são as que mais sofrem com a falta de acesso a políticas de educação, informática e tecnologia, sempre ficando em um patamar muito abaixo dos direitos à cidadania e informação que lhes cabem.

“Esse momento está nos trazendo formas de trabalhar e pensar essa nossa necessidade de incluir as comunidades rurais e famílias que vivem distantes. São possibilidades que nos fazem sonhar e pensar políticas públicas que permitam às comunidades rurais isoladas desfrutar dos benefícios das tecnologias da informação”, afirmou.

Uma das propostas que mais animou a categoria foi a novidade da criação do projeto ‘Pontos do Saber’ – uma ferramenta que a secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação está criando, a qual vai permitir que cursos à distância cheguem às comunidades rurais, com capacitação tecnológica, internet, multimídia e estrutura capaz de atender as famílias quilombolas, indígenas e rurais.

A ideia do ‘Pontos do Saber’ é que ele seja instalado em cada comunidade rural, municípios menores e até em lugares que o governo não tem condição de colocar uma Universidade. Segundo Bira, a previsão para a concretização do projeto é ainda este ano.

“Esperamos começar ainda este ano. Os recursos já estão disponíveis e o projeto está em fase de finalização para iniciarmos a execução, licitação e procedimentos necessários”, prometeu o secretario.

O presidente da Federação de Trabalhadores Rurais, Chico Miguel, louvou o momento e acreditou que agora existe mais um compromisso de avanço firmado. Para ele, está sendo possível vislumbrar resultados positivos para as famílias de trabalhadores rurais.

FONTE: Assessoria de Comunicação FETAEMA - Mônica Alves



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico