Teve início nesta terça-feira (04) e continua na quarta-feira (05), a Oficina de Planejamento Estratégico da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (FETAEMA) 2020, com a presença da Diretoria, das 10 Coordenações Regionais e Assessoria da Federação, e da secretária de Meio Ambiente da CONTAG e da CTB Nacional, Rosmarí Malheiros.
Na pauta da Oficina de Planejamento, entram em debate: a elaboração do plano de ação da FETAEMA para 2020, tendo como instrumentos de análise as Oficinas de base realizadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a FETAEMA; as proposições que vieram dos 10 Encontros Regionais do Orçamento Participativo; e a construção do Congresso Eleitoral da Federação, previsto para acontecer em junho de 2020.
Também entra na discussão a mobilização da FETAEMA para levar cerca de 600 jovens para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá de 05 a 07 de maio de 2020, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília/DF, com o tema Juventude Rural a hora é agora e o lema Juventude na luta por democracia, soberania, respeito às diversidades, políticas públicas e sucessão rural. E informes sobre a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRUS/MA).
A Oficina teve início com uma análise política sobre as Perspectivas e desafios para a Agricultura Familiar na atual conjuntura, tendo como debatedores, os advogados Antônio Pedrosa e Diogo Cabral.
A Oficina de Planejamento da FETAEMA acontece em um momento delicado da atual conjuntura política do Brasil, onde vemos um desmonte de várias políticas públicas para a agricultura familiar. Então o nosso plano de ação 2020 precisa ser com os pés no chão, pensando com muito cuidado na nossa estratégia de fortalecimento da categoria dos agricultores e agricultoras familiares e na estrutura e atuação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) para os próximos meses, pondera o presidente da FETAEMA, Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel). FONTE: Comunicação FETAEMA