Falo de esperançar, pois o caminho está posto e precisamos seguir realizando grandes ações em prol dos povos do campo e de toda a humanidade...
Com o tema: Agricultura Familiar e Produção de Alimentos Saudáveis, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) realizou esta semana, de forma virtual, a etapa temática do seu 9º Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão, com cerca de 500 delegados de 150 Sindicatos filiados à Federação.
A etapa eleitoral do 9º CETTR/MA aconteceu no dia 22 de julho de 2020, também de forma virtual, onde foi eleita a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Suplência da FETAEMA, gestão (2020-2024).
Depois dos dois dias de debates (16 e 17 de dezembro de 2020) do 9º CETTR/MA etapa temática, foi aprovado por unanimidade o documento base com os temas propostos para serem trabalhados pela FETAEMA e Sindicatos, nos próximos 10 anos e para o quadriênio. Entre eles estão: o Acesso à terra, política de meio ambiente; Política agrícola e agroecologia, Políticas Sociais e o fortalecimento da participação dos sujeitos políticos do campo, da floresta e das águas; Educação do campo, saúde, Previdência Social, proteção infantojuvenil; Organização e estrutura sindical, Educação popular no contexto do desenvolvimento rural sustentável e solidário; Comunicação sindical e popular; Sustentabilidade político-financeira e o fortalecimento das entidades sindicais. Temáticas que se encontram articuladas com Ações Estratégicas que são apresentadas em forma de Diretrizes e propostas para o Plano de Lutas do MSTTR no Maranhão.
Para fortalecer o debate, na análise de conjuntura, o advogado Antônio Pedrosa e o Secretário Executivo do Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, Eugênio Peixoto falaram sobre o cenário de disputa política no Brasil e no Maranhão, e o recorte do Maranhão Rural.
Há um bloqueio das lideranças da esquerda pela mídia empresarial. Precisamos traçar estratégias para fortalecer o campo progressista e repensar uma unidade de frente ampla em defesa da classe trabalhadora, em especial dos agricultores e agricultoras familiares, destacou Pedrosa.
A soja está expulsando as pessoas e sabemos que quem detém o território tem o poder. Desta forma, precisamos encontrar estratégias de articulação política para fortalecer os(as) trabalhadores e trabalhadoras rurais, afinal o Maranhão tem a maior base camponesa do país, pontuou Eugênio.
Além dos colaboradores e dos(as) delegados e delegadas, do presidente da CTB Nacional Adilson Araújo, do presidente da CUT Maranhão Manoel Lages. também contribuíram com as reflexões congressual, a Direção da FETAEMA, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, e a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rormarí Malheiros.
Contamos com Maranhão para que a gente faça um 13º Congresso dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares grande e forte. Para frente, a FETAEMA também é fundamental na luta pela sustentabilidade político-financeira e na valorização e participação das mulheres, da juventude e da terceira idade. Conto muito com o Maranhão. Aqui é só gratidão à FETAEMA por sempre cumprir as deliberações Congressuais e fortalecer o Sistema CONTAG, destacou Aristides.
Precisamos organizar a esquerda a partir da base da agricultura familiar. Organizar a participação do MSTTR nas Eleições partidárias. Somos desafiados(as) no Maranhão e no Brasil a sair da dependência política e sermos protagonistas da nossa própria história enquanto Sistema CONTAG (STTR´s, FETAEMA e CONTAG) e trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, pontuou Rosmarí.
Angela Silva, presidenta da FETAEMA, encerrou o 9º CETTR/MA valorizando mais uma etapa vencida pela FETAEMA, mesmo em um ano tão adverso no Brasil e no Mundo.
Hoje falo de esperança, mesmo com as milhares de vidas perdidas na pandemia da Covid-19. Falo de esperançar, pois o caminho está posto e precisamos seguir realizando grandes ações em prol dos povos do campo e de toda a humanidade. Em 2020, fomos a primeira Federação a realizar um Conselho e Congresso virtual entre as Federações do Sistema CONTAG. Neste ano desafiador, nos mantemos entre as 6 Federações que respondem por cerca de 70% da Sustentabilidade do MSTTR, além de termos sido a maior delegação na Marcha das Margaridas 2019. Vamos adiante implementar o que aprovamos no nosso 9º Congresso. Ninguém solta a mão de ninguém!
FONTE: Comunicação FETAEMA