Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARANHÃO
FETAEMA realiza Fórum Estadual de presidentas e presidentes de Sindicatos do Maranhão
WhatsApp

17 de Dezembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
maranhão

A FETAEMA realizou na última quarta-feira (15), o III Encontro do Fórum Estadual de presidentas e presidentes de STTRs do Maranhão. O evento foi conduzido pelo Movimento Sindical do Maranhão e contou com a participação da Diretoria da Federação, coordenadores(as) regionais e presidentes e presidentas dos 215 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de todo o estado e também do presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Durante o encontro, a pré-candidatura a deputado estadual de Chico Miguel foi apresentada, sendo aprovada por unanimidade pelos presentes que anseiam uma representação orgânica do movimento sindical do campo na Assembleia Legislativa do Maranhão. Os pré-candidatos a deputado federal Felipe Camarão e Vânia do MST também colocaram seus projetos em disposição às lideranças camponesas. Outros pré-candidatos, como Bira do Pindaré, Zé Carlos, Márcio Jerry e Rubens Jr também têm suas pré-candidaturas à consideração do movimento sindical.

Ainda durante o atividade, a FETAEMA declarou seu apoio às pré-candidaturas de Lula para presidente, Flávio Dino para senador e Weverton Rocha para governador, por considerar que são candidatos compromissados com os interesses do movimento sindical do campo e estratégicos para barrar o avanço do agronegócio em conflitos agrários e socioambientais que incidem com violência em territórios de povos e comunidades tradicionais do Maranhão.

"Agradeço a recepção da Federação do Maranhão. O ano de 2022 é decisivo e vejo a Fetaema se posicionar como agente político transformador, ocupando os espaços de poder, na luta por representatividade da agricultura familiar nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Que venha um 2022 de luta e vitória para todos e todas nós", destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

A Federação segue ouvindo as demandas de sua base e na luta para garantir os direitos dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares do estado.

FETAEMA lança livro sobre Conflitos e Lutas dos Trabalhadores Rurais no Maranhão em 2020

Ainda na quarta-feira, a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão lançou o livro Conflitos e Lutas dos Trabalhadores Rurais no Maranhão em 2020, organizado por Diogo Cabral, em parceria com: Angela Silva, Edimilson Costa, Luís Antônio Pedrosa, Letícia de Martini, Ronaldo Sodré, Ana Tereza Ferreira e com prefácio do Prof. Alfredo Wagner.

O livro descreve casos de conflitos agrários e socioambientais ocorridos no Maranhão no ano de 2020. Nas páginas, é registrado o aumento da violência no campo; com ameaças e ataques do agronegócio contra posseiros, assentados, quebradeiras de coco, quilombolas e geraizeiros. O documento também conta com depoimentos de trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares expondo as brutalidades do modelo de desenvolvimento do Maranhão.

"A FETAEMA lança esse material com o intuito de documentar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais por direito a seu território e das ameaças e violências que são submetidos devido as pressões do capitalismo e da falta de cuidado das instituições estatais", falou a presidenta da Federação, Angela Silva.

O secretário de política agrária, Edimilson Costa ressaltou o papel de denúncia do material. "Esse momento foi histórico, pois foi o primeiro livro lançado pela Federação sobre conflitos agrários. Nós estamos denunciando o que está acontecendo no estado e esperamos que as autoridades competentes possam resolver esses problemas que nós agricultores familiares", disse.

No decorrer de 2020 a FETAEMA contabilizou 79 situações de conflitos, abrangendo 165 comunidades , em 33 Municípios e envolvendo 7.262 famílias e mais de 840 mil hectares de unidades familiares de trabalhadores rurais invadidos. Nestas ocorrências de conflito foram registrados 3 assassinatos de trabalhadores rurais e 79 ameaçados de morte

O evento contou com a fala dos autores Angela Silva, Edimilson Costa, Luís Antônio Pedrosa, Diogo Cabral e Letícia de Martini, além do secretário de Finanças e Administração da FETAEMA, Chico Miguel; do secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves; e do presidente da CONTAFG, Aristides Santos.

"Creio que a movimentação feita hoje mostra que a FETAEMA está conectada com os anseios e conflitos dos agricultores e agricultoras familiares que buscam os sindicatos na resolução desse problema. Um material como esse livro serve de referência para que a Contag possa retratar os conflitos por terra e ambientais em todo o país. Precisamos documentar a luta do trabalhador e da trabalhadora por terra e território" , disse o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

FONTE: Comunicação FETAEMA - Tiago Peixoto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico