"Terra, Desenvolvimento Sustentável e Cidadania" é o tema do 6º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão que a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema) realizará de 3 a 5 de junho deste ano, no Ginásio do Sesc-Turismo, em São Luís.
Trata-se do maior evento da classe trabalhadora rural maranhense e deverá contar com a participação de cerca de 800 delegados e delegadas sindicais, escolhidos nas assembléias gerais dos 214 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados à federação, além de diretores da Contag, autoridades e convidados.
Comissões - O texto-base do 6º Congresso da Fetaema, elaborado pela Assessoria Técnica da Fetaema, foi discutido desde o inicio de abril pelas coordenações dos noves Pólos Sindicais da Federação, dirigentes dos Sindicatos e nas Delegacias Sindicais. O documento contém as propostas que apontam as diretrizes do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) para os próximos quatro anos.
As teses serão discutidas nas oito Comissões Temáticas do 6º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, assim definidas: Política da Reforma Agrária, Política Agrícola e Meio Ambiente, Políticas Sociais e da Terceira Idade, Política de Gênero, Política de Juventude Rural, Política dos Assalariados Rurais, Organização e Formação Sindical, Administração, Finanças e Comunicação.
Todas as teses a serem levadas para discussão no Congresso, segundo o presidente da Fetaema, Francisco Sales de Oliveira, visam fortalecer as frentes de lutas e o projeto político da classe trabalhadora rural, que é o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. FONTE: Comunicação Fetaema