Trabalhadores e trabalhadoras rurais dos 213 sindicatos filiados à Fetaema ocuparam nesta terça-feira (27) 11 agências do INSS de São Luís e do interior do Maranhão. A mobilização teve o objetivo de garantir os direitos previdenciários à categoria e denunciar à sociedade o deficiente atendimento das agências.
A ocupação começou de manhã e encerrou às 15h. Segundo o diretor de Políticas Sociais da Fetaema, Sebastião Lisboa, a mobilização foi tranqüila mas com grande participação da categoria. "Nas principais agências, conseguimos levar até dois mil trabalhadores e trabalhadoras rurais".
Durante a manifestação, a Fetaema encaminhou documento às gerências executivas do INSS de São Luís e Imperatriz com as reivindicações. Uma delas é o agendamento eletrônico. Sebastião explicou que esse atendimento é demorado e tem prejudicado a categoria. "Além de pagarmos R$ 10 para fazer o agendamento, temos que esperar meses para sermos atendidos". O INSS não respondeu ainda as reivindicações.
Os municípios onde ocorreram a mobilização foram: Bacabal, Imperatriz, Santa Inês, Caxias, Coroatá, Presidente Dutra, Barra do Corda, Pedreiras, Pinheiro, Viana, Chapadinha e Tutóia.
Mais informações com o diretor de Políticas Sociais da Fetaema, Sebastião Lisboa: 8117-1036