Na tarde da última terça-feira (30) a FETAEMA – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão – esteve reunida com o governador Flávio Dino (PCdoB) para lhe entregar e discutir a pauta de reivindicações da categoria, que vai desde a Política Agrária, Agrícola e Meio Ambiente, a Políticas Sociais e a Juventude Rural.
Entre alguns presentes à reunião, além do governador, estavam diretores e assessores da FETAEMA, o secretário estadual de Desenvolvimento Social (SEDES) – Neto Evangelista e o secretário da Agricultura Familiar (SAF) – Adelmo Soares.
O presidente da Federação, Chico Miguel, apresentou a pauta, onde, na oportunidade destacou a importância de construir mecanismos que atendam a agricultura familiar no Maranhão e fazer com que ela realmente aconteça.
O documento entregue também considera a extrema necessidade da estruturação da Secretaria de Agricultura Familiar – com orçamento -, no que diz respeito ao fortalecimento do trabalho e amparo aos trabalhadores rurais e o debate permanente com a Federação e os demais movimentos sociais do campo.
No diálogo, o governador Flávio Dino parabenizou a FETAEMA por ser uma entidade de enorme representatividade social e respeitada em todas as suas posições e assumiu o compromisso de dar continuidade no processo de entendimento e conversa com os movimentos sociais do campo e das cidades.
“Sempre estamos recebendo várias entidades vinculadas à luta do campo. A Fetaema é claro, como uma enorme representatividade social e sempre respeitada em todas as suas posições. Hoje acompanhamos a pauta que já havia sido trazida, sendo algumas questões encaminhadas de imediato”, destacou Flávio Dino.
A pauta também pediu apoio do governo na garantia de ajuda à participação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Estado na Marcha das Margaridas 2015, as quais se mobilizarão junto ao governo federal no que diz respeito a políticas públicas fundamentais para as suas vidas.
A Fetaema entregou, também, ao governador do estado o projeto de captação de recursos financeiros, mobilização e articulação da Marcha, no qual foi prontamente encaminhado o projeto de pedido de apoio.
Algumas propostas da FETAEMA acolhidas pelo governador:
1. Os escritórios regionais da AGERP devem se transformar em Unidades de Atendimento para os serviços do ITERMA, SAF;
2. Encaminhamento relativo à pauta da Marcha das Margaridas 2015;
3. Criação de um Núcleo novo do ITERMA, com 10 técnicos, a fim de atenderem as demandas dos movimentos sociais;
4. Ampliação das operações de crédito fundiário;
5. Esse ano vão ser atendidas 8 demandas da FETAEMA relativas às escolas de Ensino Médio.
“A continuidade do diálogo político é muito importante entre companheiros que compartilham da crença de que são necessários projetos de desenvolvimento verdadeiro para o nosso estado, que possa incluir e respeitar o direito das pessoas. Muitos resultados concretos vão vir a partir de agora, de medidas que foram aqui fixadas”, garantiu o governador do Maranhão.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAEMA