A política de desenvolvimento rural sustentável dos territórios da cidadania é um dos temas do Seminário de Construção de Estratégias de Ações Territoriais. O evento ocorre desde domingo (16) na cidade de Itapecuru-Mirim. Os participantes também discutem o projeto Serviços de Assessoria Técnica e Educativa nos Territórios Rurais, do governo federal.
O seminário é realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão (Fetaema) e a Secretaria Nacional de Agricultura Familiar (SEAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O encontro reúne dirigentes sindicais dos municípios que integram os territórios rurais existentes no Maranhão.
Segundo o secretário de Política Agrícola e Meio Ambiente da Fetaema, Joaquim Alves, o seminário capacitará agricultores e agricultoras familiares, técnicos e dirigentes sindicais em ações de desenvolvimento sustentável dos territórios rurais do estado. Treina os participantes em atividades agrícolas e não-agrícolas, adotando os princípios da agroecologia. O objetivo final é formar uma rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) a fim de atender aos assentados e assentadas da Reforma Agrária, à juventude do campo e às mulheres trabalhadoras rurais.
"Nesse seminário planejaremos, conjuntamente com as nossas lideranças sindicais, ações estratégicas para serem desenvolvidas nos quatros territórios rurais existentes no Maranhão - Lençóis Maranhenses, Cocais, Baixo Parnaíba e Baixada maranhense", explica Joaquim Alves. FONTE: Fetaema