Para resolver a situação de famílias agricultoras familiares dos Projetos de Assentamento Bom 1 e Bom 2, em Palmeirândia/MA, a FETAEMA através da sua secretária de Política Agrária, Maria Lúcia Vieira, apresentou à Ouvidoria e ao setor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA/ Nacional) uma pauta de denúncia de conflitos e invasões que estão acontecendo nos lotes dos dois Projetos.
Os trabalhadores(as) vêm sofrendo com vários conflitos dentro do assentamento, com a venda e invasão de lotes. Uma situação que pode se agravar caso o INCRA não resolva com urgência a situação. Por isso viemos até Brasília, pois denunciamos várias vezes o problema ao INCRA Estadual e nenhuma providência foi tomada, relatou a representante da FETAEMA.
Um problema sofrido na pele por quem vive no Assentamento, como conta a agricultora familiar, Maria dos Santos, que é a atual presidente da Associação do Bom 1 e uma das fundadoras do Projeto Assentamento. Por motivo do descaso do INCRA com os assentamentos, estamos pra ser despejados(as). Já fizemos várias viagens ao INCRA no Maranhão e até agora não temos nada de resposta, denunciou a trabalhadora rural que acompanhou as duas audiências.
Como resultado da cobrança junto ao INCRA Nacional, o órgão prometeu encaminhar a demanda da FETAEMA ao INCRA do Maranhão, que deverá fazer o loteamento, a regularização fundiária e também a revisão ocupacional para remover dos Assentamentos pessoas que não têm o perfil e não se enquadram no Programa de Reforma Agrária.
Com a promessa, seu Elizabeto Pinheiro se apega à fé e alimenta e à esperança do INCRA resolver a situação no Bom 1 e no Bom 2. Temos fé que a partir das duas conversas, em nome do nosso Deus vamos alcançar nossos objetivos e continuar na terra produzindo através do nosso projeto de irrigação, hortaliças, verduras e frutas pra gente e pro povo da região, compartilhou o agricultor familiar que também participou da agenda da FETAEMA, em Brasília.
Além da articulação junto ao INCRA Nacional, a FETAEMA e os assentados dom Bom 1 e do Bom 2 também participaram de 03 a 05 de março, no centro de Formação da CONTAG, na capital federal, do Encontro Nacional de Avaliação das Ações de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, que debateu sobre o Grito da Terra Brasil 2020, o combate à violência no campo e a Medida Provisória MP 910/2019 que trata da regularização fundiária. Mais sobre o Encontro, clica AQUI FONTE: Comunicação FETAEMA