A maior e mais significativa entidade representativa dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão, a FETAEMA, hoje completa 42 anos de muitas lutas e conquistas em nome de milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais maranhenses.
Hoje, 2 de abril de 2014, nossa FETAEMA continua forte e aguerrida frente aos muitos entraves que impedem que políticas públicas sejam acessadas por nossos homens e mulheres do campo. Continua avançando no que se refere a conquista da ampla e massiva Reforma Agrária; do Fortalecimento da Produção da Agricultura Familiar; de Políticas Sociais que atendam com dignidade os povos do campo; Sustentabilidade Sindical; Formação e Organização Sindical; Políticas para Assalariados (as) Rurais; nas questões referentes a Gênero, Geração, Raça e Etnia; e com sua Política de Comunicação.
Desde que foi fundada em 2 de abril de 1972, com a participação de 8 dos 12 Sindicatos de Trabalhadores Rurais existentes à época, a FETAEMA sempre foi conhecida por sua atuação firme na defesa dos interesses da categoria do campo e da floresta, sendo uma entidade da sociedade civil que busca permanentemente pela defesa das transformações sociais, sobretudo do campo maranhense. Transformações que só se tornam possível porque durante suas mais de 4 décadas, a Federação tem gritado incansavelmente pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, através de várias ações estratégicas como: Grito da Terra Brasil; Grito da Terra Maranhão; Marcha das Margaridas; ENFOC; EMAFOR; Mutirão da Previdência Social; Acordos e Convenções Trabalhistas; Festival Nacional e Estadual da Juventude Rural; Encontro Estadual de Comunicação e Informatização; Encontros da Terceira Idade e de Idosos (as) Rurais, entre outras.
No dia de hoje aproveitamos para lembrar que a luta da Federação só se faz forte devido sua estrutura bem articulada e mobilizadora, composta hoje com 9 Coordenações Regionais Sindicais, 213 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR´s), milhares de delegacias sindicais nos povoados, milhares de associados (as), que com muita firmeza fazem com unidade a defesa de milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais maranhenses.
Agradecemos profundamente todos e todas que de alguma forma contribuíram com a existência da FETAEMA. Renovamos junto a cada um(a) de vocês nossa missão em defesa dos interesses da categoria do campo, tendo sempre em mente e coração o alcance de uma sociedade sem exploração, com democracia política, social e econômica.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMA - Barack Fernandes