A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (Fetaeg) participa nesta sexta-feira, 28, às 17h, do lançamento do Projeto de Assentamento (PA) "Padre Nilo" no município de Iporá. O projeto irá beneficiar 44 famílias de trabalhadores rurais de quatro municípios - Iporá, São Luis de Montes Belos, Amorinópolis e Fazenda Nova. O PA é o primeiro no município de Iporá e será implantado na Fazenda Cachoeira Bonita, adquirida pelo Incra em 2007, com capacidade estimada para assentar 44 famílias de trabalhadores rurais em 1.463 hectares. A secretária de Política Agrária da federação, Sandra Faria e José Maria de Lima, dirigentes da Federação, participam da solenidade com os trabalhadores.
Segundo Sandra Faria o PA "Padre Nilo" irá beneficiar trabalhadores e trabalhadoras vindos principalmente dos acampamentos União e Campo Limpo (Iporá) e Serra do Facão (Fazenda Nova). A maioria das famílias ficou cerca de 2 anos acampadas á espera da aquisição da Cachoeira Bonita. Mas, para algumas famílias, a criação do PA Padre Nilo encerra uma espera de mais de cinco anos por uma terra na região.
O Incra adquiriu a fazenda pelo processo de compra e venda, regulado pelo Decreto nº 433/92. Como é uma transação consensual e sem demandas na Justiça, o tempo de tramitação do processo é menor, o que permitiu que as famílias fossem assentadas ainda este ano. A compra da fazenda, de propriedade do ex-senador Lázaro Barbosa, foi aprovada em audiência pública realizada em março passado, na Câmara Municipal de Iporá.
As famílias vão permanecer numa área comum dentro da fazenda enquanto aguardam a realização do Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), que vai determinar a divisão em parcelas. Para se manterem na terra durante esse período, os trabalhadores rurais vão receber do Incra o primeiro crédito repassado aos assentados, o Crédito Apoio, de 2,4 mil reais. O nome do assentamento é uma homenagem dos trabalhadores rurais ao Padre Nilo, morto em acidente no ano passado, e que acompanhava de perto a luta pela terra na região.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetaeg
Luiz Henrique Parahyba (62) 8114-0202