Neste que é o 2º Grito da Terra do Distrito Federal e Entorno, integrantes da FETADF realizaram hoje (21) duas reuniões importantes para discutir as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da região. Pela manhã a reunião foi na Terracap, com o Subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular do GDF, Acilino José Ribeiro de Almeida e representantes da Terracap.
No início da tarde, os trabalhadores(as) reuniram-se com o superintendente do INCRA no DF e Entorno, Marco Aurélio Bezerra da Rocha. As reivindicações junto aos dois órgãos são: a celeridade no processo de reforma agrária no Distrito Federal e a infraestrutura para os dois assentamentos da região: água, energia, escolas, postos de saúde e estradas. Os assentamentos são conquistas do 1º Grito da Terra do DF, realizado no ano passado.
O Subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular do GDF garantiu para a FETADF uma reunião no dia 10 de junho com as diretorias dos órgãos responsáveis pelas áreas das demandas do movimento sindical: Companhia Energética de Brasília, Companhia de Abastecimento de Brasília, Secretarias de Educação do GDF, secretaria de Saúde e outras instituições que podem contribuir para o atendimento da pauta dos trabalhadores(as) rurais.
Junto ao INCRA, os representantes dos trabalhadores(as) conseguiram a promessa de continuação d política de desapropriação e aquisição de terras para assentamentos. “Foram promessas boas. Mas queremos ver se vão cumprir”, afirmou Romildo José Machado, presidente da FETADF.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto