A maior participação da juventude rural no movimento sindical foi discutida na 10ª edição do Festival da Juventude Rural de Rondônia (Fetagro). A partir do lema "Juventude Rural Sindicalizada, Cidadania Comprovada", aproximadamente 1,8 mil jovens de 22 municípios do estado debateram a importância da juventude do campo no Movimento Sindical. O evento foi realizado no último final de semana no município de Urupá.
O tema também foi abordado em pré-festivais realizados em vários municípios. A Fetagro é pioneira na realização de festivais da juventude. O coordenador estadual de jovens, Fábio de Menezes, informa que a edição deste ano superou as expectativas da Federação. "Tivemos uma participação muito calorosa de todos os jovens, que contribuíram bastante com as discussões", diz.
A coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, Elenice Anastácio, convoca os estados que ainda não realizaram festivais a seguir o exemplo de Rondônia. Afirma que o evento é uma oportunidade para mobilizar a juventude do campo. "Os demais estados precisam mobilizar a juventude rural, especialmente num ano em que decidimos os rumos dos nossos municípios. As eleições são importantes para esse processo de decisão da juventude", aconselha.
A dirigente também ressalta que os festivais podem preparar os jovens para o 10º Congresso da Contag, marcado para março de 2009. Essa plenária deliberará a periodicidade das próximas edições do Festival Nacional da Juventude Rural. A primeira ocorreu no ano passado. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias