Os jovens do campo do Rio Grande do Norte protagonizaram intensa mobilização no 2º Festival da Juventude Rural do estado. O evento ocorreu de 27 a 29 de agosto,no município de Macaíba. Cerca de 500 jovens oriundos da Escola Agrícola de Jundiaí, Consórcio Social Rural Rita Quadros e Programa Jovem Saber discutiram políticas públicas para o campo, trocaram experiências e participaram de vasta programação cultural.
Durante os três dias, os jovens atuaram em oficinas com temas para a juventude rural e aprenderam técnicas tecnológicasque melhorarão o trabalho no campo. Também assistiram a painéis sobre o trabalho de parceiros, como o Projeto Dom Hélder Câmara e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN).
De acordo com a coordenadora de jovens da Federação de Trabalhadores na Agricultura do estado (Fetarn), Suziane Ferreira da Silva, os painéis mais participativos foram aqueles em que os jovens puderam trocar experiências. A dirigente conta que os garotos e garotas expuseram o que aprenderam nos programas e quais dificuldades enfrentam no campo.
Na avaliação da dirigente sindical, a realização do Festival da Juventude Rural foi o momento de mostrar a toda a sociedade a força de mobilização dos jovens do campo do estado. "Foi um Festival muito produtivo porque ficamos sabendo quais os principais problemas enfrentados pelos jovens, o que nos possibilitou discutir meios de resolvê-los", explica.
No dia 13 de setembro, será a vez de os jovens trabalhadores rurais de Rondônia participarem do 10º Festival da Juventude Rural da Fetagro. FONTE: Ciléia Pontes