Cerca de cinco mil jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais estãoem Brasília até quinta-feira(29) para participar do 1º Festival Nacional da Juventude Rural, promovido pela Contag. A abertura oficial será às 10 horas, com a divulgação da Carta da Juventude. Na carta, estão as reivindicações elaboradas pelos jovens do campo durante os festivais estaduais, que aconteceram entre outubro de 2006 e fevereiro deste ano. Será feito também o lançamento oficial da nova etapa do Consórcio Nacional da Juventude Rural, que vai capacitar 3 mil jovens de 20 estados.
O Festival vai discutir também temas relacionados à educação, à cultura e ao esporte no campo. Segundo a coordenadora Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, Elenice Anastácio, o evento serve para integrar o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. "É um momento riquíssimo para os jovens conhecerem outras culturas e discutirem as propostas apresentadas nos festivais estaduais", conta.
A programação está bastante variada. No dia 26, acontece a Conferência Sobre Educação e Desenvolvimento Rural Sustentável, no período da tarde. Na terça-feira (27), serão realizadas as conferências de Cultura e Juventude do Campo, às 9 horas, e de Esporte e Juventude do Campo, às 10 horas. Ainda na terça-feira, começam os jogos esportivos e as oficinas culturais. A programação completa está disponível no site da Contag (http://www.contag.org.br/juventude).
No dia do encerramento (29), os jovens farão uma caminhada na Esplanada dos Ministérios, em direção ao Congresso Nacional. Eles vão entregar uma carta de reivindicações aos presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia, e do Senado, Renan Calheiros.