Foi aberta neste domingo (26) a IX Feira da Agricultura Familiar na 30ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento contou com a participação de autoridades, parlamentares, dirigentes e agricultores ligados à Contag e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag). O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, também estavam presentes.
No pavilhão da Feira da Agricultura Familiar, o público da 30ª Expointer - evento que acontece até o próximo final de semana - pode degustar vários produtos no Armazém da Agricultura Familiar. No espaço, há iguarias como doces, geléias, compotas, iogurtes, queijos, massas, bolos, vinhos, sucos, bebidas e derivados não-alcoólicos da cana-de-açúcar, pães, bolos e ervas desidratadas, entre outros produtos.
Ainda no pavilhão, o público pode apreciar o artesanato indígena e quilombola para exposição e venda. São peças em lã, fibras vegetais, madeira, utensílios decorativos e bijuterias. Outras mercadorias da Feira da Agricultura Familiar são os produtos aromáticos, cuias, porongos, grãos e biofertilizantes.
Percentualmente, as agroindústrias do pavilhão estão assim divididas: carnes e embutidos (10%), laticínios (10%), produtos apícolas (10%), panificação (15%), vinhos e cachaça (10%), suco (5%), artesanato (25%), grãos, erva-mate, chás e outros (15%).
O pavilhão também reserva espaço para escolas rurais, onde serão mostradas e discutidas as experiências exitosas da área, inclusive relativas às escolas de alternância apoiadas pelo MDA; depósitos para os produtos em exposição; cozinhas típicas e um auditório para a realização de palestras.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário