O município de Anísio de Abreu (PI), localizado a 568 km de Teresina, sofre com a seca e suas conseqüências. O problema é grave: crianças são submetidas a beber água barrenta com o pouco que resta nos barreiros, e estão adquirindo doenças como disenteria e infecções, como relata o presidente STTR de Anísio de Abreu, José Leôncio dos Santos.
"As famílias dos assentamentos sofrem bastante porque não existe água para o consumo, e os municípios mais afetados são Baixão da Gameleira, Minador, Baixão dos santos, Barreiro dos Docas, entre outros. O Exército parou de fornecer os carros-pipas e aqueles trabalhadores rurais que estavam com suas senhas para receber água ainda hoje aguardam na fila esse fornecimento", disse.
Outro problema são as mortes freqüentes dos animais. Segundo José Leôncio, "é bastante grave a situação da região, o gado morre de sede e as chuvas não vêm. Cerca de 7 cabeças de gados morrem por dia na região e existem trabalhadores rurais que já perderam cerca de 20 cabeças de gado".
O presidente da Fetag/PI, Evandro Luz, pede a atenção da Defesa Civil, governo do Estado, governo federal e as prefeituras, para que possam tomar providências e atender as famílias desses municípios. "Elas necessitam, principalmente, de medicamentos para as crianças". FONTE: Fetag/PI