Formação de base para quê? Essa será a pergunta geradora das reflexões durante todo o 4º Encontro Nacional de Formação do MSTTR (ENAFOR), que será realizado de 10 a 14 de novembro, no Centro de Treinamento da CNTI, em Luziânia/GO.
O 4º ENAFOR irá oportunizar e privilegiar a troca de saberes e fazeres formativos dos mais de 800 participantes envolvidos diretamente nas experiências de base municipal/ comunitária. As Federações irão identificar essas experiências a partir de uma orientação comum da CONTAG.
A programação prevê a realização de oficinas temáticas e pedagógicas, rodas de conversa, feiras de trocas, mostra pedagógica, lançamento de publicações, além de momentos lúdicos e de integração. A abertura e leitura das cartas dos participantes do 3º ENAFOR ocorrido em 2011, para os participantes do 4º Enafor, deverá ser um dos momentos marcantes, bem como, as apresentações culturais, o espaço da memória dos 50 anos de formação sindical protagonizado pela CONTAG, os cirandões, dentre outros.
Durante o 4º ENAFOR também acontecerão três importantes comemorações, o lançamento da 5ª Marcha das Margaridas, do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI-2014) e dos 50 anos da CONTAG.
O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, diz que duas questões importantes estão gerando uma grande expectativa: o público selecionado e as experiências de base. “Como o ENAFOR é um momento reflexivo e propositivo que visa aprimorar cada vez mais as ações formativas da CONTAG, identificamos um avanço muito grande agora com a presença da ENFOC já nos municípios e nas comunidades rurais. Tanto é que no 1º módulo do Curso Nacional desse ano nós tivemos em torno de 70% do público originário de sindicatos e comunidades e de pessoas que nem são dirigentes sindicais, são apenas associados aos sindicatos. Então, a Escola está conseguindo chegar exatamente onde nós queremos que ela chegue. Até porque é lá na comunidade que as pessoas vivem e trabalham”, explica.
Para o dirigente, a outra grande expectativa diz respeito às experiências de base que serão selecionadas. “Se o público predominante do 4º ENAFOR é de base, nós também estamos trazendo para serem debatidas as experiências realizadas nos municípios e comunidades. Serão experiências que contemplam, que mudam e que dialogam diretamente com a comunidade. Então, acho que esses dois itens (público e experiências de base) farão a diferença no ENAFOR. Eles fortalecerão, cada vez mais, essa ideia de que a Escola precisa estar onde as pessoas moram e em suas vidas, fazendo a mudança a partir dali. E é claro que há uma expectativa grande de que a política formativa da CONTAG se consolide na própria Confederação, nas Federações, nos Sindicatos e nas entidades parceiras. Acho que esse vai ser uma grande encontro, não só no tamanho, mas também na qualidade”, acredita Juraci.
Participantes do 4º ENAFOR:
• Total: 800 participantes; • 70% serão lideranças de experiências de base; • No mínimo 50% de mulheres; • No mínimo 30% de jovens; • 15% dirigentes das FETAGs; • 10% participantes da CONTAG e da equipe de organização; • 5% entidades parceiras. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi