Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENAFOR
Experiências de base serão destaque no 4º Encontro Nacional de Formação
WhatsApp

20 de Outubro de 2014



TEMAS RELACIONADOS:
enafor

Formação de base para quê? Essa será a pergunta geradora das reflexões durante todo o 4º Encontro Nacional de Formação do MSTTR (ENAFOR), que será realizado de 10 a 14 de novembro, no Centro de Treinamento da CNTI, em Luziânia/GO.

O 4º ENAFOR irá oportunizar e privilegiar a troca de saberes e fazeres formativos dos mais de 800 participantes envolvidos diretamente nas experiências de base municipal/ comunitária. As Federações irão identificar essas experiências a partir de uma orientação comum da CONTAG.

A programação prevê a realização de oficinas temáticas e pedagógicas, rodas de conversa, feiras de trocas, mostra pedagógica, lançamento de publicações, além de momentos lúdicos e de integração. A abertura e leitura das cartas dos participantes do 3º ENAFOR ocorrido em 2011, para os participantes do 4º Enafor, deverá ser um dos momentos marcantes, bem como, as apresentações culturais, o espaço da memória dos 50 anos de formação sindical protagonizado pela CONTAG, os cirandões, dentre outros.

Durante o 4º ENAFOR também acontecerão três importantes comemorações, o lançamento da 5ª Marcha das Margaridas, do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI-2014) e dos 50 anos da CONTAG.

O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, diz que duas questões importantes estão gerando uma grande expectativa: o público selecionado e as experiências de base. “Como o ENAFOR é um momento reflexivo e propositivo que visa aprimorar cada vez mais as ações formativas da CONTAG, identificamos um avanço muito grande agora com a presença da ENFOC já nos municípios e nas comunidades rurais. Tanto é que no 1º módulo do Curso Nacional desse ano nós tivemos em torno de 70% do público originário de sindicatos e comunidades e de pessoas que nem são dirigentes sindicais, são apenas associados aos sindicatos. Então, a Escola está conseguindo chegar exatamente onde nós queremos que ela chegue. Até porque é lá na comunidade que as pessoas vivem e trabalham”, explica.

Para o dirigente, a outra grande expectativa diz respeito às experiências de base que serão selecionadas. “Se o público predominante do 4º ENAFOR é de base, nós também estamos trazendo para serem debatidas as experiências realizadas nos municípios e comunidades. Serão experiências que contemplam, que mudam e que dialogam diretamente com a comunidade. Então, acho que esses dois itens (público e experiências de base) farão a diferença no ENAFOR. Eles fortalecerão, cada vez mais, essa ideia de que a Escola precisa estar onde as pessoas moram e em suas vidas, fazendo a mudança a partir dali. E é claro que há uma expectativa grande de que a política formativa da CONTAG se consolide na própria Confederação, nas Federações, nos Sindicatos e nas entidades parceiras. Acho que esse vai ser uma grande encontro, não só no tamanho, mas também na qualidade”, acredita Juraci.

Participantes do 4º ENAFOR:

• Total: 800 participantes; • 70% serão lideranças de experiências de base; • No mínimo 50% de mulheres; • No mínimo 30% de jovens; • 15% dirigentes das FETAGs; • 10% participantes da CONTAG e da equipe de organização; • 5% entidades parceiras. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico