Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEMINÁRIOS REGIONAIS
Evento de Bauru será modelo para os demais seminários
WhatsApp

04 de Setembro de 2009

TEMAS RELACIONADOS:
seminários regionais

O primeiro Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e Territorialidade, organizado pela Contag em parcerias com as Fetags, superou as expectativas, segundo avaliação do presidente da Confederação, Alberto Broch, e do secretário de Formação e Organização Sindical da entidade, Juraci Souto. O seminário, iniciado no dia 31 de agosto e encerrado hoje, ocorreu na cidade de Bauru (SP).

O evento reuniu cerca de 300 lideranças sindicais das Fetags dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O encontro de Bauru servirá como modelo na realização dos outros seis seminários que ocorrerão em todas as regiões brasileiras. Segundo Juraci Moreira, o evento foi um grande sucesso. "Superou nossas expectativas em termos de presença de pessoas, em termo de qualidade na discussão política. O seminário foi uma experiência fantástica tanto na contribuição do conteúdo pra Contag concluir o seu planejamento estratégico, como para colher subsídios e suplementos para fazer ajustes, adequação ou mesmo redirecionar o nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário (PADRSS)", disse.

O presidente da Contag, Alberto Broch, concorda com essa avaliação e destaca que os seminários regionais são os maiores eventos que a Contag promove nos últimos 15 anos para definir a estratégia de atuação do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR). "Esses eventos ajudarão a construir as diretrizes políticas para essa direção e, com certeza, serão colocados na última etapa do nosso planejamento estratégico todas as principais questões debatidas nesses grandes eventos", ressaltou.

Territorialidade - A questão da territorialidade foi um dos pontos de destaque das discussões. Os dirigentes avaliaram a participação do MSTTR nos territórios rurais e definiram as novas diretrizes para a intervenção do movimento sindical no programa Territórios da Cidadania. Juraci Moreira afirma que essa política veio para ficar. "E daqui para frente a orientação é termos uma participação direta, fortalecer a política dos territórios e defender os nossos interesses dentro dos territórios", completou.

Alberto Broch considera ainda que o primeiro seminário regional não teria sido coberto de êxito sem o envolvimento das Fetags da região Sudeste. "A região, por meio das federações, mobilizou muito bem a base dos quatro estados para o evento. Estamos contentes com essa mobilização feita pela região Sudeste".

O secretário de Formação e Organização Sindical tem a mesma avaliação e lembra que as Fetags seguiram exatamente o que foi definido na reunião realizada em Brasília no dia 15 de junho. Na ocasião, foram definidos os objetivos, a pauta e a organização dos seminários regionais. "Nós orientamos que deveriam participar lideranças, dirigentes, assessores que estivessem diretamente envolvidos no processo da construção do nosso movimento e isso foi feito", informou.

A comissão organizadora dos seminários regionais fará agora o trabalho de sistematização dos debates e das deliberações. O formato e a metodologia adotada em Bauru deverão ser mantidos nos demais eventos. O próximo ocorrerá em Recife, entre os dias 14 e 18 de setembro. FONTE: Ronaldo de Moura, Agência Contag de Notícias



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico