O primeiro Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e Territorialidade, organizado pela Contag em parcerias com as Fetags, superou as expectativas, segundo avaliação do presidente da Confederação, Alberto Broch, e do secretário de Formação e Organização Sindical da entidade, Juraci Souto. O seminário, iniciado no dia 31 de agosto e encerrado hoje, ocorreu na cidade de Bauru (SP).
O evento reuniu cerca de 300 lideranças sindicais das Fetags dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O encontro de Bauru servirá como modelo na realização dos outros seis seminários que ocorrerão em todas as regiões brasileiras. Segundo Juraci Moreira, o evento foi um grande sucesso. "Superou nossas expectativas em termos de presença de pessoas, em termo de qualidade na discussão política. O seminário foi uma experiência fantástica tanto na contribuição do conteúdo pra Contag concluir o seu planejamento estratégico, como para colher subsídios e suplementos para fazer ajustes, adequação ou mesmo redirecionar o nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário (PADRSS)", disse.
O presidente da Contag, Alberto Broch, concorda com essa avaliação e destaca que os seminários regionais são os maiores eventos que a Contag promove nos últimos 15 anos para definir a estratégia de atuação do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR). "Esses eventos ajudarão a construir as diretrizes políticas para essa direção e, com certeza, serão colocados na última etapa do nosso planejamento estratégico todas as principais questões debatidas nesses grandes eventos", ressaltou.
Territorialidade - A questão da territorialidade foi um dos pontos de destaque das discussões. Os dirigentes avaliaram a participação do MSTTR nos territórios rurais e definiram as novas diretrizes para a intervenção do movimento sindical no programa Territórios da Cidadania. Juraci Moreira afirma que essa política veio para ficar. "E daqui para frente a orientação é termos uma participação direta, fortalecer a política dos territórios e defender os nossos interesses dentro dos territórios", completou.
Alberto Broch considera ainda que o primeiro seminário regional não teria sido coberto de êxito sem o envolvimento das Fetags da região Sudeste. "A região, por meio das federações, mobilizou muito bem a base dos quatro estados para o evento. Estamos contentes com essa mobilização feita pela região Sudeste".
O secretário de Formação e Organização Sindical tem a mesma avaliação e lembra que as Fetags seguiram exatamente o que foi definido na reunião realizada em Brasília no dia 15 de junho. Na ocasião, foram definidos os objetivos, a pauta e a organização dos seminários regionais. "Nós orientamos que deveriam participar lideranças, dirigentes, assessores que estivessem diretamente envolvidos no processo da construção do nosso movimento e isso foi feito", informou.
A comissão organizadora dos seminários regionais fará agora o trabalho de sistematização dos debates e das deliberações. O formato e a metodologia adotada em Bauru deverão ser mantidos nos demais eventos. O próximo ocorrerá em Recife, entre os dias 14 e 18 de setembro. FONTE: Ronaldo de Moura, Agência Contag de Notícias