Projeto traz formação aos integrantes do MSTTR
Com o objetivo de ampliar o conhecimento e revitalizar o comprometimento de dirigentes sindicais, funcionários e trabalhadores rurais com o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) iniciou, em 23 de abril, a primeira etapa da Escola Estadual de Formação do Estado de São Paulo (EEFOSP), vinculada ao projeto de desenvolvimento da Escola Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Enfoc-Contag).
Durante o primeiro módulo do curso, que se estende até 27 do mesmo mês, cerca de 40 participantes realizam atividades teóricas e práticas orientadas sobre os temas Raça e Etnia, Gênero e Geração, História do Trabalho, além do fechamento com a palestra Estado, Sociedade e Ideologia. Ainda neste ano, serão realizados mais dois módulos para tratar de outros eixos que compõem a proposta pedagógica da escola e sua relação com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PADRSS). Essa já é a terceira turma que participa do processo formativo no estado.
Para a responsável pelo setor de formação da Fetaesp, Sônia Maria Sampaio, esse primeiro momento é fundamental para a execução das atividades que decorrem ao longo do ano. “Encadeamos uma construção de saberes que contribui para a formação do sujeito dentro do MSTTR. E esse início oferece um panorama de tudo que será preciso para compreensão nos próximos módulos”, declara.
FONTE: Departamento de Comunicação Fetaesp