As Plenárias Regionais de Mulheres já foram realizadas, agora, as companheiras estão realizando as Plenárias Estaduais cumprindo o cronograma de preparação para a etapa nacional, que ocorrerá de 8 a 11 de novembro, em Brasília. Nesta semana, dois estados as suas Plenárias, sendo nos dias 13 e 14 no Paraná, e nos dias 15 e 16 no Rio Grande do Sul. A previsão da Secretaria de Mulheres da CONTAG é que até outubro todos os estados realizem as suas Plenárias.
As principais bandeiras defendidas pelas mulheres trabalhadoras rurais nos estados que já realizaram as suas plenárias são a implementação de cotas de participação nas instâncias do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e nas ações formativas, a implementação da paridade onde já foi aprovada, a criação e estruturação das Comissões de Mulheres nos municípios, a formulação de estratégias e mobilização para a participação da Plenária Nacional de Mulheres da CONTAG.
Nesses espaços também são debatidos temas específicos de cada estado. No Paraná, por exemplo, as mulheres traçaram ações de trabalho para os próximos meses, mais especificamente para o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Novembro Lilás.
Já no Rio Grande do Sul, o grande desafio apontado foi a organização das mulheres no estado, principalmente na implementação das comissões de mulheres em todos os municípios, bem como o cumprimento das cotas. Foi levantada, ainda, a demanda de formação da Comissão Estadual de Mulheres para 2017. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da FETAG-RS e FETAEP.