As mulheres trabalhadoras rurais de vários pontos do País organizam neste mês as plenárias estaduais de mulheres. Essas reuniões visam à preparação da 4ª Plenária Nacional de Mulheres da Contag, que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de novembro. As Federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetags) dos Estados de Pernambuco, Piauí e Ceará já realizaram os encontros estaduais.
Hoje (14) e amanhã (15), ocorre a Plenária Estadual de Mulheres da Fetag de Alagoas. A coordenadora estadual, Rilda Maria Jesuíno, disse que são esperadas 115 mulheres, além das que são membros do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do estado. A discussão do documento-base da 4ª Plenária Nacional e a elaboração de propostas para serem tratadas em novembro estão na pauta do encontro das alagoanas.
No Amapá, as mulheres vão se reunir nos dias 30 e 31 de outubro. Segundo a coordenadora de mulheres, Francisca Eunice da Silva, são esperadas 48 trabalhadoras rurais vindas dos 16 municípios do estado. A dirigente explica que o principal desafio para a Coordenação de Mulheres - criada há apenas cinco anos - é avançar em discussões que para elas ainda são novidade, como previdência, direitos trabalhistas e autonomia financeira das mulheres. "Estamos conseguindo quebrar algumas barreiras, mas muito ainda tem que ser feito", ressalta Francisca Eunice.
Outros estados que já confirmaram a realização das plenárias estaduais de mulheres trabalhadoras rurais: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Sergipe. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias