Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PREVIDÊNCIA SOCIAL
Está formada a Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social Rural
WhatsApp

09 de Dezembro de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
previdência social

Durante o lançamento o presidente da Contag, Alberto Broch, se pronunciou em favor da valorização da Previdência Social como a política que promove mais justiça no país. O presidente destacou ainda o trabalho feito em parceria com o ministério da Previdência Social e INSS enfatizando a construção do Cadastro do Segurado Especial: “No futuro o governo poderá com facilidade identificar onde estão e quem são os trabalhadores e trabalhadoras / segurados especiais que vivem e trabalham no campo para assim poder assegurar os seus direitos previdenciários”. O presidente aproveitou a oportunidade para também questionar o governo que recentemente fez um acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, autorizando-a a também fazer o cadastramento dos trabalhadores. “Já estamos nos mobilizando para discutir com o governo a revogação desse acordo. Patronato não representa trabalhadores”. Segundo Broch, uma audiência já se encontra agendada com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, para os próximos dias. A Contag propõe que a Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social Rural seja também interlocutora e articuladora da pauta da Previdência Social no Congresso. Exemplos de vitória não faltam na história da confederação. Foi na Constituinte de 87/88, por exemplo, que a Contag conseguiu mobilizar uma campanha popular em prol dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, com a inclusão dos rurais no regime de previdência social, assegurando os direitos de aposentadoria da categoria, entre outras conquistas. “Na época foram poucos os parlamentares que aderiram à luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Estamos otimistas de que agora, com a Frente, as coisas sejamdiferentes”, registra José Wilson, secretário de Políticas Sociais da Contag.

José Wilson informa ainda que uma demanda de pauta para a Frente Parlamentar éa regulamentação da Lei 11.718/2008, no que diz respeito aos contratos de curta duração. Atualmente 60% dos assalariados e assalariadas rurais trabalham na informalidade e não conseguem ter seus direitos previdenciários reconhecidos. Ele explica que um grupo de trabalho interministerial constituído pelo Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda, Receita Federal, INSS, Caixa Econômica, Dieese e CONTAG, vem discutindo e apresentando propostas de novas regras visando asimplificação da formalização dos contratos de trabalho de curta duração. Outro ponto importante é a necessidade de se ampliar o prazo que permite ao segurado especial contratar mão-de-obra para ajudar nas lides rurais. Atualmente o segurado especial pode contratar até 120 pessoas/dia no ano civil. Para Zé Wilson é necessário reabrir o debate de ampliação desse prazo. “A realidade mostra que os 120 dias já não atendem à demanda de muitos agricultores familiares, que precisam de ajuda de terceiros por um período mais intenso durante o ano”. A Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social Rural é uma iniciativa coordenada no Congresso Nacional pelo deputado Elvino Bohn Gass (PT RS). Gass é oriundo da agricultura familiar, foi presidente de um Sindicato de Trabalhadores Rurais em seu Estado e está no primeiro mandato legislativo.

Contratos de curta duração FONTE: Imprensa Contag - Maria do Carmo de Andrade Lima



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico