Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
20 ANOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Escolas do campo precisam resistir ao modelo capitalista de ensino
WhatsApp

13 de Junho de 2018

TEMAS RELACIONADOS:
20 anos da educação do campo

A estratégia do capital sobre a educação no campo foi amplamente debatida no segundo dia do Encontro Nacional de 20 anos da Educação do Campo e Pronera. Palestrantes e plenária fizeram diagnósticos do que ocorre sistematicamente em suas regiões e buscaram encontrar soluções para recuperar o espaço democrático usurpado pela elite política, jurídica e midiática brasileiras.


Foi consenso entre os debatedores que a grande estratégia de mudança está no poder do voto. “Nós já conhecemos a tática da direita, do agronegócio, dos conglomerados econômicos. A nossa deve ser as eleições. Vamos eleger pessoas que tenham compromisso com a pedagogia que valoriza o conhecimento do homem e da mulher do campo, das águas e das florestas. Vamos lutar contra a forma de ensino capitalista, a que é violenta. Agro é tóxico”, afirma Gaudêncio Frigotto, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e um dos palestrantes. Formação sindical
Participantes da plenária também expuseram suas opiniões sobre quais alternativas tomar para fortalecer o ideal da agricultura familiar nas escolas campesinas. Antônio Pinheiro, presidente do STTR de Tianguá, no Ceará, disse que é preciso que haja uma maior discussão sobre o modelo educacional vigente em algumas escolas rurais. “Temos que levar para as nossas comunidades tudo o que foi dito aqui. É nossa responsabilidade mobilizar nossa gente na base e mostrar que há alternativas condizentes com a nossa proposta”, acredita o dirigente.
A Secretária de Juventude da CUT Nacional, Cristiana Paiva, alertou para a reflexão sobre a formação sindical. “Precisamos formar para mobilizar, e mobilizando temos mais chances de vencer nossas lutas, que são muitas e importantes para a manutenção da nossa gente no campo”, discursou.
Oscar dos Santos, coordenador de educação do campo da Secretaria municipal de Pão de Açúcar, em Alagoas, concordou com as soluções apresentadas e acrescentou que a formação sindical nos ambientes de aprendizados seria importante para reforçar o sentimento de pertencimento dos jovens rurais. A secretária de Políticas Sociais e Terceira Idade da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais do Estado do Pará (Fetagri-PA), Maria Rosa de Almeida, concordou com os colegas e acrescentou que o conhecimento é a chave para a mudança.
Escola do campo como lugar de pensamento crítico Os representantes da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo apresentaram alguns informes preocupantes. “É brutal o avanço do capital nas escolas do campo. Existe no Paraná uma cartilha escolar chamada Agrinho que se apodera de expressões usadas por nós para poder influenciar professores e alunos, com o intuito de maquiar a perversidade característica do agronegócio”, revela Ricardo Callegari, assessor da entidade sediada em Curitiba.
Embora seja reconhecido o progresso do agronegócio e de forças capitalistas nas escolas do campo, Ricardo Callegari mantém atitude positiva diante do atual cenário. De acordo com ele, as análises devem ser pessimistas, mas as ações sempre otimistas. “Temos feito atividades nas nossas escolas importantes para mudar essa lógica do capital. Uma delas foi criar a Festa das Sementes, em que os camponeses distribuem suas sementes na comunidade para preservá-las e impedir a fixação de monoculturas”, aponta o assessor. Um ponto relevante para encorpar a educação do campo é a priorização do ensino e aprendizado da agroecologia. “Uma escola do campo que não questiona o modelo do agronegócio tende a fracassar”, diz Ricardo Callegari. FONTE: Rafael Nascimento para Comunicação da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico