Mais uma ação de transferência de tecnologia da Embrapa Amapá será levada à Escola Família Agrícola do Carvão, localizada no município de Mazagão. Entre 25 a 29 de agosto, o pesquisador Raimundo Pinheiro Lopes ministra um curso de noções práticas de irrigação para os alunos de ensino médio da escola, com uma programação de aulas teóricas e práticas utilizando as instalações da instituição de ensino agrícola e a unidade experimental instalada pela Embrapa na área da escola.
Durante uma semana, os estudantes terão instruções sobre a importância da irrigação e manuseio de equipamentos como trena, nível de mangueira e o tensiomêtro. "O tensiômetro serve para medir a umidade do solo e indica o momento de irrigar uma plantação", explica Raimundo Pinheiro Lopes.
Este é o segundo curso de irrigação ministrado na Escola Família Agrícola do Carvão. Também já foram beneficiados com essa iniciativa os alunos da Escola Família Agroextrativista do Cedro, no município de Tartarugalzinho.
O curso faz parte do projeto "Transferência de Tecnologias e Conhecimentos em Apoio à Inclusão Tecnológica e ao Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar no Estado do Amapá", executado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Rede da Associação das Escolas Famílias (RAEFAP).
Iniciado em agosto de 2007, o projeto deverá ser concluído em 2010. Neste período, os alunos, a maioria filhos de agricultores, terão cursos e palestras abordando temas como produção de mudas frutíferas, associativismo e cooperativismo, plantio sem queimadas, manejo florestal de espécies arbóreas de várzea, manejo florestal para uso múltiplo, irrigação e apicultura.
"Vamos utilizar tecnologias de baixo impacto ambiental negativo, serão manejadas áreas já alteradas e com preferência para cultivo de culturas perenes. Dessa forma, priorizamos o equilíbrio ambiental no processo produtivo", explicou Walter Paixão, supervisor da Área de Comunicação e Negócios para Transferência de Tecnologias (ACN) da Embrapa Amapá.
Este projeto de transferência de tecnologias e conhecimento beneficiará as comunidades de 726 alunos das Escolas Famílias do estado. Nesse período, pesquisadores e técnicos da Embrapa Amapá e do Rurap realizarão dias de campo, visitas técnicas e palestras. Também serão instaladas unidades técnicas demonstrativas e unidades de observação.
Pedagogia - O Amapá conta hoje com cinco Escolas Famílias - um modelo de educação no campo surgido na França, logo após a Segunda Guerra Mundial - que utilizam a pedagogia da alternância. O aluno fica em regime de internato durante quinze dias e o restante do mês permanece em sua casa, atuando como agente multiplicador de conhecimentos técnicos junto à família.
As Escolas Famílias do Amapá são as seguintes: Escola Família Agrícola do Pacuí (Macapá), Escola Família Agroextrativista do Carvão (Mazagão), Escola Família Agroextrativista do Maracá (Mazagão), Escola Agroextrativista do Cedro (Tartarugalzinho) e Escola Agrícola da Perimetral Norte (Pedra Branca do Amapari). FONTE: Embrapa