Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EMBRAPA
Escola Família do Amapá tem curso de irrigação
WhatsApp

25 de Agosto de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
embrapa

Mais uma ação de transferência de tecnologia da Embrapa Amapá será levada à Escola Família Agrícola do Carvão, localizada no município de Mazagão. Entre 25 a 29 de agosto, o pesquisador Raimundo Pinheiro Lopes ministra um curso de noções práticas de irrigação para os alunos de ensino médio da escola, com uma programação de aulas teóricas e práticas utilizando as instalações da instituição de ensino agrícola e a unidade experimental instalada pela Embrapa na área da escola.

Durante uma semana, os estudantes terão instruções sobre a importância da irrigação e manuseio de equipamentos como trena, nível de mangueira e o tensiomêtro. "O tensiômetro serve para medir a umidade do solo e indica o momento de irrigar uma plantação", explica Raimundo Pinheiro Lopes.

Este é o segundo curso de irrigação ministrado na Escola Família Agrícola do Carvão. Também já foram beneficiados com essa iniciativa os alunos da Escola Família Agroextrativista do Cedro, no município de Tartarugalzinho.

O curso faz parte do projeto "Transferência de Tecnologias e Conhecimentos em Apoio à Inclusão Tecnológica e ao Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar no Estado do Amapá", executado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Rede da Associação das Escolas Famílias (RAEFAP).

Iniciado em agosto de 2007, o projeto deverá ser concluído em 2010. Neste período, os alunos, a maioria filhos de agricultores, terão cursos e palestras abordando temas como produção de mudas frutíferas, associativismo e cooperativismo, plantio sem queimadas, manejo florestal de espécies arbóreas de várzea, manejo florestal para uso múltiplo, irrigação e apicultura.

"Vamos utilizar tecnologias de baixo impacto ambiental negativo, serão manejadas áreas já alteradas e com preferência para cultivo de culturas perenes. Dessa forma, priorizamos o equilíbrio ambiental no processo produtivo", explicou Walter Paixão, supervisor da Área de Comunicação e Negócios para Transferência de Tecnologias (ACN) da Embrapa Amapá.

Este projeto de transferência de tecnologias e conhecimento beneficiará as comunidades de 726 alunos das Escolas Famílias do estado. Nesse período, pesquisadores e técnicos da Embrapa Amapá e do Rurap realizarão dias de campo, visitas técnicas e palestras. Também serão instaladas unidades técnicas demonstrativas e unidades de observação.

Pedagogia - O Amapá conta hoje com cinco Escolas Famílias - um modelo de educação no campo surgido na França, logo após a Segunda Guerra Mundial - que utilizam a pedagogia da alternância. O aluno fica em regime de internato durante quinze dias e o restante do mês permanece em sua casa, atuando como agente multiplicador de conhecimentos técnicos junto à família.

As Escolas Famílias do Amapá são as seguintes: Escola Família Agrícola do Pacuí (Macapá), Escola Família Agroextrativista do Carvão (Mazagão), Escola Família Agroextrativista do Maracá (Mazagão), Escola Agroextrativista do Cedro (Tartarugalzinho) e Escola Agrícola da Perimetral Norte (Pedra Branca do Amapari). FONTE: Embrapa



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico