Dirigentes Sindicais de MG, ES, RJ e SP participam de curso de Educadores(as) em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário
De 12 a 18 de abril acontece na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo o 1º Módulo do Curso Regional de Formação de Educadores e Educadoras em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, como parte das atividades da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc/Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). Reunindo 40 dirigentes e assessores sindicais da região Sudeste – composta por Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo – , o objetivo da ação, segundo a Contag, é de contribuir com a elevação da consciência crítica dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para o enfrentamento da luta política, visando a construção de uma sociedade justa, democrática, soberana e solidária.
Durante o curso são realizadas vivências baseadas em metodologias participativas, na busca de estimular a construção de novas praticas pedagógicas no desenvolvimento dos processos formativos do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Haverá também uma reflexão sobre as práticas sindicais, de forma a fortalecer a rede de educadores e educadoras populares do MSTTR, além de promover aos participantes a possibilidade de estruturação para a realização de estratégias que atinjam as bases sindicais, favorecendo diretamente os trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Sônia Maria Sampaio, coordenadora da Secretaria de Formação Sindical da Fetaesp, aponta que a etapa regional é apenas uma das etapas do processo educativo de formação sindical. “O sistema de formação da Enfoc é composto de engrenagens que fazem movimentar o todo, que vão afunilando sua aplicabilidade, de forma que garanta ao final, o atendimento diferenciado aos trabalhadores e trabalhadoras em suas bases”, explica. Ela também acrescenta que nesse sistema a atuação é propiciada pela troca de experiências. “É proposta a promoção de uma formação de educadoras e educadores responsáveis pela construção e desenvolvimento das ações específicas, de forma a atender melhor as necessidades encontradas”, diz.
Continuidade - No decorrer deste ano, haverá ainda mais dois módulos que aprofundarão o eixo de trabalho por temas e metodologias, tendo como fio condutor a ação sindical e o desenvolvimento rural, com sustentabilidade e solidariedade, base ideológica promovida pela Contag para a Enfoc. FONTE: Comunicação da Fetaesp