Na noite desta terça-feira (10) o auditório do Centro de Formação da FETAGRO esteve lotado por trabalhadoras e trabalhadores rurais que prestigiaram o lançamento da Marcha das Margaridas no Estado de Rondônia. As margaridas, com grande entusiasmo seguem em marcha, mobilizadas, para a continuidade desta que é a maior e mais efetiva ação das mulheres do campo, da floresta e das águas reivindicando, propondo e negociando ações e políticas públicas que contribuam na construção de um “Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”.
Prestigiaram o lançamento o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, e demais diretores da Federação, dirigentes dos STTRs, dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RO) e Vitalina Orneles, assessora do deputado estadual Lazinho da Fetagro, que no ato o representava.
O momento foi enriquecido pelas falas das secretárias de mulheres de todos os STTRs, da secretária de mulheres da FETAGRO, Izabel de Oliveira, da secretária de mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, que não pôde estar presente, mas enviou mensagem por vídeo. Estas representantes enalteceram a importância da Marcha para a conquista de visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena; e fizeram chamamento para todas e todos irem às ruas mais uma vez protestar contra as desigualdades sociais, denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e apresentar propostas também para avançar na construção da democracia e da igualdade para as mulheres.
Izabel de Oliveira ainda agradeceu a presença e carinho de todas e todos e ressaltou que a marcha é uma ação estratégica do Movimento Sindical, que foca o reconhecimento, a liberdade e o respeito às mulheres trabalhadoras rurais com sua participação no movimento sindical e na sociedade. A secretária trouxe um resgate à origem da Marchas e seu papel fundamental em grandes conquistas às mulheres do campo e também da cidade.
O presidente da FETAGRO destacou o empoderamento das mulheres e seu protagonismo na marcha, ressaltando que esta é a maior ação sindical da America Latina. Para ele “é preciso reconhecer ainda mais esta grandeza e fazer desta, cada vez mais, um espaço decisivo, político e sindical”. Fábio convidou a todos os municípios para realizarem as Marchas locais e assim fortalecer a luta.
Alessandra transmitiu em sua mensagem a alegria de participar do lançamento ainda que de forma indireta. Trouxe para reflexão o papel desta edição da Marcha para a construção de uma sociedade com maior igualdade de gênero. Destacou a responsabilidade desta mobilização para a continuidade da defesa do projeto de sociedade que os trabalhadoras (es), agricultoras (es), e o movimento sindical querem. E lembrou que a marcha é parte das lutas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
A secretária de mulheres da Contag conclamou a todos para que mobilizem a Marcha nos meses que antecedem a ação nacional para que, culminando com a edição nacional, no mês de agosto em Brasília, marchem acreditando que é possível construir um Brasil soberano, sustentável, mais democrático, justo e igualitário no campo e na cidade.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRO - Luciane Machado