Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RONDÔNIA
Entusiasmo marca lançamento da Marcha das Margaridas em Rondônia
WhatsApp

12 de Fevereiro de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
rondônia

Na noite desta terça-feira (10) o auditório do Centro de Formação da FETAGRO esteve lotado por trabalhadoras e trabalhadores rurais que prestigiaram o lançamento da Marcha das Margaridas no Estado de Rondônia. As margaridas, com grande entusiasmo seguem em marcha, mobilizadas, para a continuidade desta que é a maior e mais efetiva ação das mulheres do campo, da floresta e das águas reivindicando, propondo e negociando ações e políticas públicas que contribuam na construção de um “Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”.

Prestigiaram o lançamento o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, e demais diretores da Federação, dirigentes dos STTRs, dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RO) e Vitalina Orneles, assessora do deputado estadual Lazinho da Fetagro, que no ato o representava.

O momento foi enriquecido pelas falas das secretárias de mulheres de todos os STTRs, da secretária de mulheres da FETAGRO, Izabel de Oliveira, da secretária de mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, que não pôde estar presente, mas enviou mensagem por vídeo. Estas representantes enalteceram a importância da Marcha para a conquista de visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena; e fizeram chamamento para todas e todos irem às ruas mais uma vez protestar contra as desigualdades sociais, denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e apresentar propostas também para avançar na construção da democracia e da igualdade para as mulheres.

Izabel de Oliveira ainda agradeceu a presença e carinho de todas e todos e ressaltou que a marcha é uma ação estratégica do Movimento Sindical, que foca o reconhecimento, a liberdade e o respeito às mulheres trabalhadoras rurais com sua participação no movimento sindical e na sociedade. A secretária trouxe um resgate à origem da Marchas e seu papel fundamental em grandes conquistas às mulheres do campo e também da cidade.

O presidente da FETAGRO destacou o empoderamento das mulheres e seu protagonismo na marcha, ressaltando que esta é a maior ação sindical da America Latina. Para ele “é preciso reconhecer ainda mais esta grandeza e fazer desta, cada vez mais, um espaço decisivo, político e sindical”. Fábio convidou a todos os municípios para realizarem as Marchas locais e assim fortalecer a luta.

Alessandra transmitiu em sua mensagem a alegria de participar do lançamento ainda que de forma indireta. Trouxe para reflexão o papel desta edição da Marcha para a construção de uma sociedade com maior igualdade de gênero. Destacou a responsabilidade desta mobilização para a continuidade da defesa do projeto de sociedade que os trabalhadoras (es), agricultoras (es), e o movimento sindical querem. E lembrou que a marcha é parte das lutas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

A secretária de mulheres da Contag conclamou a todos para que mobilizem a Marcha nos meses que antecedem a ação nacional para que, culminando com a edição nacional, no mês de agosto em Brasília, marchem acreditando que é possível construir um Brasil soberano, sustentável, mais democrático, justo e igualitário no campo e na cidade.



FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRO - Luciane Machado



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico