Nos dias 28 e 29 de março, ocorreu no auditório da sede do Incra, em Brasília, o Seminário Nacional do Programa Residência Agrária. O objetivo foi avaliar a primeira fase do programa e garantir sua continuação. Estiveram reunidos representantes da Contag, dos asseguradores dos Incra estaduais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e professores de universidades do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, onde o programa está em andamento desde 2004.
O programa foi bem avaliado e a informação é de que já existe recurso para a segunda etapa. São R$ 3 milhões que estão contingenciados no Incra e constam no orçamento de 2007 da instituição. O investimento foi aprovado pelo Plano Plurianual do Orçamento da União.
O Residência Agrária, que já atendeu 550 jovens dos cursos de ciências agrárias, tem como objetivo formar estudantes e qualificá-los profissionalmente para trabalhar com assistência técnica no campo. A primeira turma do programa finaliza em junho a primeira etapa, que é de vivência. A última etapa é de especialização.
Fonte: Agência Contag de Notícias